Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, PROFESSORES, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35208
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 810
    "inscrito_id" => 3973
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a política de formação continuada que é oferecida aos professores e professoras atuantes na Educação Especial, bem como analisar como essa formação se realiza em uma escola da rede municipal de São Luís no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado - AEE, buscando compreender os processos de formação oferecido aos docentes e as contribuições que essa formação vem oferecendo para o acesso e a permanência dos educandos com necessidades educativas especiais, como transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Para tanto, inicialmente será discutido no trabalho a formação continuada de professores para o atendimento no AEE e como essa formação se materializa em uma escola da rede municipal de ensino, localizada em um bairro periférico da cidade. Em seguida serão socializados dados da entrevista realizada com uma professora que atua no Atendimento Educacional Especializado dessa mesma escola. Para a realização e análises da entrevista, foi escolhida a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, no que se refere a abordagem do estudo optamos pela qualitativa, em relação ao método escolhido para a realização da investigação, elegemos a pesquisa de cunho exploratório, além de entrevista semiestruturada. Assim sendo, a opção por este percurso metodológico foi fundamental para constatarmos que a formação inicial oferecida aos professores do AEE da rede municipal de ensino de São Luís, ainda não é suficiente para atender o público alvo dessa modalidade de ensino, como também consideramos a partir da fala da docente que ainda há muito o que ser melhorado na formação continuada oferecida pela escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSORES, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3973_05092017151316.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERCLEIA DE JESUS SOUSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VANDERCLEIA"
    "autor_email" => "vd-marti@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35208
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 810
    "inscrito_id" => 3973
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a política de formação continuada que é oferecida aos professores e professoras atuantes na Educação Especial, bem como analisar como essa formação se realiza em uma escola da rede municipal de São Luís no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado - AEE, buscando compreender os processos de formação oferecido aos docentes e as contribuições que essa formação vem oferecendo para o acesso e a permanência dos educandos com necessidades educativas especiais, como transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Para tanto, inicialmente será discutido no trabalho a formação continuada de professores para o atendimento no AEE e como essa formação se materializa em uma escola da rede municipal de ensino, localizada em um bairro periférico da cidade. Em seguida serão socializados dados da entrevista realizada com uma professora que atua no Atendimento Educacional Especializado dessa mesma escola. Para a realização e análises da entrevista, foi escolhida a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, no que se refere a abordagem do estudo optamos pela qualitativa, em relação ao método escolhido para a realização da investigação, elegemos a pesquisa de cunho exploratório, além de entrevista semiestruturada. Assim sendo, a opção por este percurso metodológico foi fundamental para constatarmos que a formação inicial oferecida aos professores do AEE da rede municipal de ensino de São Luís, ainda não é suficiente para atender o público alvo dessa modalidade de ensino, como também consideramos a partir da fala da docente que ainda há muito o que ser melhorado na formação continuada oferecida pela escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSORES, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3973_05092017151316.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERCLEIA DE JESUS SOUSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "VANDERCLEIA"
    "autor_email" => "vd-marti@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a política de formação continuada que é oferecida aos professores e professoras atuantes na Educação Especial, bem como analisar como essa formação se realiza em uma escola da rede municipal de São Luís no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado - AEE, buscando compreender os processos de formação oferecido aos docentes e as contribuições que essa formação vem oferecendo para o acesso e a permanência dos educandos com necessidades educativas especiais, como transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Para tanto, inicialmente será discutido no trabalho a formação continuada de professores para o atendimento no AEE e como essa formação se materializa em uma escola da rede municipal de ensino, localizada em um bairro periférico da cidade. Em seguida serão socializados dados da entrevista realizada com uma professora que atua no Atendimento Educacional Especializado dessa mesma escola. Para a realização e análises da entrevista, foi escolhida a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, no que se refere a abordagem do estudo optamos pela qualitativa, em relação ao método escolhido para a realização da investigação, elegemos a pesquisa de cunho exploratório, além de entrevista semiestruturada. Assim sendo, a opção por este percurso metodológico foi fundamental para constatarmos que a formação inicial oferecida aos professores do AEE da rede municipal de ensino de São Luís, ainda não é suficiente para atender o público alvo dessa modalidade de ensino, como também consideramos a partir da fala da docente que ainda há muito o que ser melhorado na formação continuada oferecida pela escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.