Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FÁBULA NA SALA DE AULA: A GÊNESE, O GÊNERO E A ZOOLITERATURA

Palavra-chaves: LETRAMENTO, FÁBULA, ZOOLITERATURA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35199
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3794
    "inscrito_id" => 4949
    "titulo" => "A FÁBULA NA SALA DE AULA: A GÊNESE, O GÊNERO E A ZOOLITERATURA"
    "resumo" => "O público alvo dessa pesquisa está inserido em um ambiente que confere maior proximidade com a natureza e os animais. São alunos domiciliados na zona rural, crianças e jovens que lidam, convivem e possuem uma relação bastante complexa com os outros seres. Se por um lado estão acostumados a presenciar as mais variadas espécies do sertão nordestino, como aves de rapina, mamíferos e répteis, inseridos em um ambiente de natureza plena, por outro lado, tendem a receber de seus pais, avós e bisavós uma herança que prega o predomínio da espécie humana e a dominação em relação à natureza. Os animais, dessa forma, são subjugados, admirados, marginalizados, confinados, amados, comidos, torturados; atitudes e sentimentos que, muitas vezes, permanecem em desordem na consciência de crianças e jovens em plena formação cognitiva. Pensando nisso, essa proposta tem por objetivo trabalhar a formação do leitor literário, com apoio da literatura de temática voltada para os animais. O foco está na competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II, de uma Escola Municipal em Aroeiras-PB, na perspectiva do letramento.  A partir disso, pretende-se verificar a relação aluno e texto literário, identificando-se estratégias de como se executar a prática do letramento literário, pelo viés da leitura e da escrita, e quais mudanças podem ser vistas no desenvolvimento de visão de mundo. As etapas serão trabalhadas através do gênero fábula, identificado na zooliteratura e representado nas obras de autores brasileiros. Acreditamos, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma abordagem sociodiscursiva, privilegiando, pois, uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Como referencial teórico contamos com os estudos de Bakhtin(1992), MArcuschi (2008), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, FÁBULA, ZOOLITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4949_15102017234230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANA"
    "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35199
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3794
    "inscrito_id" => 4949
    "titulo" => "A FÁBULA NA SALA DE AULA: A GÊNESE, O GÊNERO E A ZOOLITERATURA"
    "resumo" => "O público alvo dessa pesquisa está inserido em um ambiente que confere maior proximidade com a natureza e os animais. São alunos domiciliados na zona rural, crianças e jovens que lidam, convivem e possuem uma relação bastante complexa com os outros seres. Se por um lado estão acostumados a presenciar as mais variadas espécies do sertão nordestino, como aves de rapina, mamíferos e répteis, inseridos em um ambiente de natureza plena, por outro lado, tendem a receber de seus pais, avós e bisavós uma herança que prega o predomínio da espécie humana e a dominação em relação à natureza. Os animais, dessa forma, são subjugados, admirados, marginalizados, confinados, amados, comidos, torturados; atitudes e sentimentos que, muitas vezes, permanecem em desordem na consciência de crianças e jovens em plena formação cognitiva. Pensando nisso, essa proposta tem por objetivo trabalhar a formação do leitor literário, com apoio da literatura de temática voltada para os animais. O foco está na competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II, de uma Escola Municipal em Aroeiras-PB, na perspectiva do letramento.  A partir disso, pretende-se verificar a relação aluno e texto literário, identificando-se estratégias de como se executar a prática do letramento literário, pelo viés da leitura e da escrita, e quais mudanças podem ser vistas no desenvolvimento de visão de mundo. As etapas serão trabalhadas através do gênero fábula, identificado na zooliteratura e representado nas obras de autores brasileiros. Acreditamos, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma abordagem sociodiscursiva, privilegiando, pois, uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Como referencial teórico contamos com os estudos de Bakhtin(1992), MArcuschi (2008), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, FÁBULA, ZOOLITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4949_15102017234230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANA"
    "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O público alvo dessa pesquisa está inserido em um ambiente que confere maior proximidade com a natureza e os animais. São alunos domiciliados na zona rural, crianças e jovens que lidam, convivem e possuem uma relação bastante complexa com os outros seres. Se por um lado estão acostumados a presenciar as mais variadas espécies do sertão nordestino, como aves de rapina, mamíferos e répteis, inseridos em um ambiente de natureza plena, por outro lado, tendem a receber de seus pais, avós e bisavós uma herança que prega o predomínio da espécie humana e a dominação em relação à natureza. Os animais, dessa forma, são subjugados, admirados, marginalizados, confinados, amados, comidos, torturados; atitudes e sentimentos que, muitas vezes, permanecem em desordem na consciência de crianças e jovens em plena formação cognitiva. Pensando nisso, essa proposta tem por objetivo trabalhar a formação do leitor literário, com apoio da literatura de temática voltada para os animais. O foco está na competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II, de uma Escola Municipal em Aroeiras-PB, na perspectiva do letramento. A partir disso, pretende-se verificar a relação aluno e texto literário, identificando-se estratégias de como se executar a prática do letramento literário, pelo viés da leitura e da escrita, e quais mudanças podem ser vistas no desenvolvimento de visão de mundo. As etapas serão trabalhadas através do gênero fábula, identificado na zooliteratura e representado nas obras de autores brasileiros. Acreditamos, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma abordagem sociodiscursiva, privilegiando, pois, uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Como referencial teórico contamos com os estudos de Bakhtin(1992), MArcuschi (2008), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.