A FÁBULA NA SALA DE AULA: A GÊNESE, O GÊNERO E A ZOOLITERATURA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35199 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3794 "inscrito_id" => 4949 "titulo" => "A FÁBULA NA SALA DE AULA: A GÊNESE, O GÊNERO E A ZOOLITERATURA" "resumo" => "O público alvo dessa pesquisa está inserido em um ambiente que confere maior proximidade com a natureza e os animais. São alunos domiciliados na zona rural, crianças e jovens que lidam, convivem e possuem uma relação bastante complexa com os outros seres. Se por um lado estão acostumados a presenciar as mais variadas espécies do sertão nordestino, como aves de rapina, mamíferos e répteis, inseridos em um ambiente de natureza plena, por outro lado, tendem a receber de seus pais, avós e bisavós uma herança que prega o predomínio da espécie humana e a dominação em relação à natureza. Os animais, dessa forma, são subjugados, admirados, marginalizados, confinados, amados, comidos, torturados; atitudes e sentimentos que, muitas vezes, permanecem em desordem na consciência de crianças e jovens em plena formação cognitiva. Pensando nisso, essa proposta tem por objetivo trabalhar a formação do leitor literário, com apoio da literatura de temática voltada para os animais. O foco está na competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II, de uma Escola Municipal em Aroeiras-PB, na perspectiva do letramento. A partir disso, pretende-se verificar a relação aluno e texto literário, identificando-se estratégias de como se executar a prática do letramento literário, pelo viés da leitura e da escrita, e quais mudanças podem ser vistas no desenvolvimento de visão de mundo. As etapas serão trabalhadas através do gênero fábula, identificado na zooliteratura e representado nas obras de autores brasileiros. Acreditamos, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma abordagem sociodiscursiva, privilegiando, pois, uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Como referencial teórico contamos com os estudos de Bakhtin(1992), MArcuschi (2008), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, FÁBULA, ZOOLITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4949_15102017234230.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "KATIANA" "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35199 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3794 "inscrito_id" => 4949 "titulo" => "A FÁBULA NA SALA DE AULA: A GÊNESE, O GÊNERO E A ZOOLITERATURA" "resumo" => "O público alvo dessa pesquisa está inserido em um ambiente que confere maior proximidade com a natureza e os animais. São alunos domiciliados na zona rural, crianças e jovens que lidam, convivem e possuem uma relação bastante complexa com os outros seres. Se por um lado estão acostumados a presenciar as mais variadas espécies do sertão nordestino, como aves de rapina, mamíferos e répteis, inseridos em um ambiente de natureza plena, por outro lado, tendem a receber de seus pais, avós e bisavós uma herança que prega o predomínio da espécie humana e a dominação em relação à natureza. Os animais, dessa forma, são subjugados, admirados, marginalizados, confinados, amados, comidos, torturados; atitudes e sentimentos que, muitas vezes, permanecem em desordem na consciência de crianças e jovens em plena formação cognitiva. Pensando nisso, essa proposta tem por objetivo trabalhar a formação do leitor literário, com apoio da literatura de temática voltada para os animais. O foco está na competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II, de uma Escola Municipal em Aroeiras-PB, na perspectiva do letramento. A partir disso, pretende-se verificar a relação aluno e texto literário, identificando-se estratégias de como se executar a prática do letramento literário, pelo viés da leitura e da escrita, e quais mudanças podem ser vistas no desenvolvimento de visão de mundo. As etapas serão trabalhadas através do gênero fábula, identificado na zooliteratura e representado nas obras de autores brasileiros. Acreditamos, com a prática de leitura dos textos literários selecionados a partir de uma abordagem sociodiscursiva, privilegiando, pois, uma temática contextualizada, ser possível promover o diálogo do aluno com o texto, desafiando-o, seduzindo-o, encantando-o, fazendo-o se interessar pela leitura literária e, também, possibilitando uma formação mais crítica e ética, indo além da mera informação e entretenimento e proporcionando uma atividade de conscientização e sensibilização humana. Como referencial teórico contamos com os estudos de Bakhtin(1992), MArcuschi (2008), Maciel (2016), Garrard (2006), Cosson (2012), entres outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, FÁBULA, ZOOLITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID4949_15102017234230.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIANA BARBOSA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "KATIANA" "autor_email" => "katianacazu@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }