Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERTEXTUALIDADE DOS POEMAS E POESIAS DE PABLO NERUDA E O FILME O CARTEIRO E O POETA DE MICHAEL RADFORD

Palavra-chaves: PABLO NERUDA, MICHAEL RADFORD, ANALISE, FILME Pôster (PO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35431
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1559
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "A INTERTEXTUALIDADE DOS POEMAS E POESIAS DE PABLO NERUDA E O FILME O CARTEIRO E O POETA DE MICHAEL RADFORD"
    "resumo" => "A proposta deste trabalho é observar de modo crítico a intertextualidade entre os poemas e poesias, entre eles o poema El mar, de Pablo Neruda e o filme O Carteiro e o Poeta de Michael Radford. Os aspectos político-culturais possuem grande importância no desenvolvimento da literatura chilena e, mais particularmente, nas obras mencionadas, assim analisaremos a literatura de modo a conectá-la com a realidade social da época. No referido filme, além de contar o período de exilio de Neruda e a sua amizade com o carteiro, mostra um pouco da literatura chilena vista através dos poemas e poesias feitas na ilha. O objetivo é analisar os aspectos políticos e culturais presentes na poesia do escritor chileno Pablo Neruda existentes no filme O Carteiro e o Poeta de Michael Radford, como base para o ensino de uma L2 nas escolas, pois inevitavelmente existe uma simultaneidade entre o ensino de literatura espanhola e a língua no currículo, isso nos quer dizer que não existe sem a outra. Para isso consideramos os estudos de Soto Oscar (1998), o livro Canto Geral (1950), de Pablo Neruda, Literatura e Cinema de Jose Domingos de Brito (2007) e outros. Para o desenvolvimento deste estudo será utilizado como método a pesquisa qualitativa, visando uma pesquisa básica acerca da ditadura chilena comandada pelo ditador Augusto Pinochet e o exílio do maior nome da literatura do país. Desta forma, uma análise entre literatura e cinema nos faz compreender os aspectos sociais, históricos e políticos por meio de uma descrição direta do assunto a ser abordado. Com uma profunda pesquisa, que ainda está em andamento, acerca do assunto poderemos implementar o ensino da literatura estrangeira no ensino regular das escolas brasileiras. Além de um interesse maior por parte dos alunos para aprender a língua espanhola de um modo paradidático. Por fim, ao passarmos o referido filme para os alunos vamos englobar um universo muito maior do que apenas a língua, mas também a história da ditadura, como começou, o porquê, quais as suas consequências para a literatura chilena e o que veio depois do seu fim."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PABLO NERUDA, MICHAEL RADFORD, ANALISE, FILME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA15_ID1122_10092017223458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE MARIA DA SILVA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "fpacheco328@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35431
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1559
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "A INTERTEXTUALIDADE DOS POEMAS E POESIAS DE PABLO NERUDA E O FILME O CARTEIRO E O POETA DE MICHAEL RADFORD"
    "resumo" => "A proposta deste trabalho é observar de modo crítico a intertextualidade entre os poemas e poesias, entre eles o poema El mar, de Pablo Neruda e o filme O Carteiro e o Poeta de Michael Radford. Os aspectos político-culturais possuem grande importância no desenvolvimento da literatura chilena e, mais particularmente, nas obras mencionadas, assim analisaremos a literatura de modo a conectá-la com a realidade social da época. No referido filme, além de contar o período de exilio de Neruda e a sua amizade com o carteiro, mostra um pouco da literatura chilena vista através dos poemas e poesias feitas na ilha. O objetivo é analisar os aspectos políticos e culturais presentes na poesia do escritor chileno Pablo Neruda existentes no filme O Carteiro e o Poeta de Michael Radford, como base para o ensino de uma L2 nas escolas, pois inevitavelmente existe uma simultaneidade entre o ensino de literatura espanhola e a língua no currículo, isso nos quer dizer que não existe sem a outra. Para isso consideramos os estudos de Soto Oscar (1998), o livro Canto Geral (1950), de Pablo Neruda, Literatura e Cinema de Jose Domingos de Brito (2007) e outros. Para o desenvolvimento deste estudo será utilizado como método a pesquisa qualitativa, visando uma pesquisa básica acerca da ditadura chilena comandada pelo ditador Augusto Pinochet e o exílio do maior nome da literatura do país. Desta forma, uma análise entre literatura e cinema nos faz compreender os aspectos sociais, históricos e políticos por meio de uma descrição direta do assunto a ser abordado. Com uma profunda pesquisa, que ainda está em andamento, acerca do assunto poderemos implementar o ensino da literatura estrangeira no ensino regular das escolas brasileiras. Além de um interesse maior por parte dos alunos para aprender a língua espanhola de um modo paradidático. Por fim, ao passarmos o referido filme para os alunos vamos englobar um universo muito maior do que apenas a língua, mas também a história da ditadura, como começou, o porquê, quais as suas consequências para a literatura chilena e o que veio depois do seu fim."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PABLO NERUDA, MICHAEL RADFORD, ANALISE, FILME"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA15_ID1122_10092017223458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE MARIA DA SILVA PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "fpacheco328@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A proposta deste trabalho é observar de modo crítico a intertextualidade entre os poemas e poesias, entre eles o poema El mar, de Pablo Neruda e o filme O Carteiro e o Poeta de Michael Radford. Os aspectos político-culturais possuem grande importância no desenvolvimento da literatura chilena e, mais particularmente, nas obras mencionadas, assim analisaremos a literatura de modo a conectá-la com a realidade social da época. No referido filme, além de contar o período de exilio de Neruda e a sua amizade com o carteiro, mostra um pouco da literatura chilena vista através dos poemas e poesias feitas na ilha. O objetivo é analisar os aspectos políticos e culturais presentes na poesia do escritor chileno Pablo Neruda existentes no filme O Carteiro e o Poeta de Michael Radford, como base para o ensino de uma L2 nas escolas, pois inevitavelmente existe uma simultaneidade entre o ensino de literatura espanhola e a língua no currículo, isso nos quer dizer que não existe sem a outra. Para isso consideramos os estudos de Soto Oscar (1998), o livro Canto Geral (1950), de Pablo Neruda, Literatura e Cinema de Jose Domingos de Brito (2007) e outros. Para o desenvolvimento deste estudo será utilizado como método a pesquisa qualitativa, visando uma pesquisa básica acerca da ditadura chilena comandada pelo ditador Augusto Pinochet e o exílio do maior nome da literatura do país. Desta forma, uma análise entre literatura e cinema nos faz compreender os aspectos sociais, históricos e políticos por meio de uma descrição direta do assunto a ser abordado. Com uma profunda pesquisa, que ainda está em andamento, acerca do assunto poderemos implementar o ensino da literatura estrangeira no ensino regular das escolas brasileiras. Além de um interesse maior por parte dos alunos para aprender a língua espanhola de um modo paradidático. Por fim, ao passarmos o referido filme para os alunos vamos englobar um universo muito maior do que apenas a língua, mas também a história da ditadura, como começou, o porquê, quais as suas consequências para a literatura chilena e o que veio depois do seu fim.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.