A CIDADANIA E A DEMOCRACIA ENQUANTO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PÓS-GOLPE: CAMINHOS E DESAFIOS NA/DA PRÁXIS DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35045 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4132 "inscrito_id" => 5448 "titulo" => "A CIDADANIA E A DEMOCRACIA ENQUANTO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PÓS-GOLPE: CAMINHOS E DESAFIOS NA/DA PRÁXIS DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho tece algumas considerações no que diz respeito à educação contemporânea. Por acreditarmos em seu potencial emancipador, atentamos para o conjunto de manobras neoliberais nas políticas educacionais, tomando por base as recentes reformas e propostas heterônomas na educação nacional, além de vislumbrar a relação entre democracia e cidadania no cotidiano do professor, constituindo uma resposta de práxis quando nos encontramos diante de traços que comporiam um “estado de exceção”. Partindo de uma abordagem crítico-dialética, que concebe a educação enquanto oportunidade para a classe trabalhadora no que tange a transformação do real diante da lógica do capital, a pesquisa tomou por procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico sobre a temática, além dos espaços de discussão no grupo de ensino, pesquisa e extensão EGEFProf – Estudos Geográficos: Ensino e Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, espaço em que os autores puderam expor ideias, trocar experiências e pensar suas conjunturas de trabalho (alguns deles já se encontram em sala de aula), além de outras vivências e práticas vivenciadas na educação formal. O referido trabalho não só se justifica pela necessidade de posicionamento crítico diante da conjuntura vigente (instável, mas alinhada aos interesses hegemônicos) mas, sobretudo, pela opção por uma proposta dialógica e humana enquanto caminho para ruptura da racionalidade de mercado, que a tudo toma como possibilidade de lucro e exploração. O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em abordar a educação brasileira a partir da relação entre democracia e cidadania, com ênfase à práxis docente nos espaços formativos e profissionais, cada vez mais permeados pelos princípios do capitalismo vigente. Enfatiza-se aqui uma educação para além do capital, onde a coletividade se posicione e resista aos interesses das classes e grupos dominantes. Acreditamos que a prática pedagógica tem um papel fundamental na construção de tal proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, DEMOCRACIA, PRÁXIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID5448_16102017180311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ARTHUR PEREIRA SARAIVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ARTHUR" "autor_email" => "saraivaluizarthur@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35045 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4132 "inscrito_id" => 5448 "titulo" => "A CIDADANIA E A DEMOCRACIA ENQUANTO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PÓS-GOLPE: CAMINHOS E DESAFIOS NA/DA PRÁXIS DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho tece algumas considerações no que diz respeito à educação contemporânea. Por acreditarmos em seu potencial emancipador, atentamos para o conjunto de manobras neoliberais nas políticas educacionais, tomando por base as recentes reformas e propostas heterônomas na educação nacional, além de vislumbrar a relação entre democracia e cidadania no cotidiano do professor, constituindo uma resposta de práxis quando nos encontramos diante de traços que comporiam um “estado de exceção”. Partindo de uma abordagem crítico-dialética, que concebe a educação enquanto oportunidade para a classe trabalhadora no que tange a transformação do real diante da lógica do capital, a pesquisa tomou por procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico sobre a temática, além dos espaços de discussão no grupo de ensino, pesquisa e extensão EGEFProf – Estudos Geográficos: Ensino e Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, espaço em que os autores puderam expor ideias, trocar experiências e pensar suas conjunturas de trabalho (alguns deles já se encontram em sala de aula), além de outras vivências e práticas vivenciadas na educação formal. O referido trabalho não só se justifica pela necessidade de posicionamento crítico diante da conjuntura vigente (instável, mas alinhada aos interesses hegemônicos) mas, sobretudo, pela opção por uma proposta dialógica e humana enquanto caminho para ruptura da racionalidade de mercado, que a tudo toma como possibilidade de lucro e exploração. O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em abordar a educação brasileira a partir da relação entre democracia e cidadania, com ênfase à práxis docente nos espaços formativos e profissionais, cada vez mais permeados pelos princípios do capitalismo vigente. Enfatiza-se aqui uma educação para além do capital, onde a coletividade se posicione e resista aos interesses das classes e grupos dominantes. Acreditamos que a prática pedagógica tem um papel fundamental na construção de tal proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CIDADANIA, DEMOCRACIA, PRÁXIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID5448_16102017180311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ ARTHUR PEREIRA SARAIVA" "autor_nome_curto" => "LUIZ ARTHUR" "autor_email" => "saraivaluizarthur@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }