JURI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM UM GRUPO DE IDOSAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Diante desse contexto, a Política Nacional de Promoção da Saúde tem diretrizes que priorizam estratégias fundamentais para diminuir esses números. O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro tem a promoção de saúde como peça chave, parte fundamental na busca da equidade e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Junto a esse processo, a estratégia de saúde da família tem a proposta de construir um vínculo com a comunidade, o qual é imprescindível para a construção de um sistema de saúde eficaz. Objetivo. Descrever uma experiência desenvolvida por graduandos do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (UNIT - AL), em um grupo de mulheres na terceira idade de uma comunidade assistida pela Estratégia de Saúde da Família. A dinâmica desenvolvida teve como objetivo principal o debate dos temas, levando todos os participantes do grupo a tomar uma posição, desenvolverem o senso crítico e chegarem a uma conclusão a respeito da importância da prevenção da HAS e DM. Métodos. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência de uma estratégia educativa, desenvolvida por alunos do curso de medicina para um grupo de idosas em novembro do ano de 2015. Considerando a alta incidência de Diabetes Mellitus tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica na comunidade, bem como a não adesão aos tratamentos dessas morbidades, resolveu-se confeccionar uma espécie de porta-medicamentos de material simples, com três bolsos e desenhos simbolizando os horários do dia/noite, para facilitar a administração dos medicamentos no horário adequado. Planejou-se também uma dramatização didática e explicativa, com o intuito de abordar formas de prevenção e as principais complicações dessas duas doenças crônicas. Resultados e Discussão. Por meio dessa pequena ação percebeu-se um estreitamento da relação interpessoal entre as idosas e os alunos. 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