O AMOR E SEUS PARADOXOS: QUANDO AS LEMBRANÇAS AFETAM A ALMA
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As artes\r\n cênicas, mas especificamente, as obras fílmicas permitem analise e reelaboração de pensamentos e, porque\r\n não, ideias de vida. Como também ela permite uma interface entre sua arte elaborada pela dimensão humana\r\n (ideias e subjetividades envolvidas para elaboração da obra) junto com ciências das mais diversas. Nesse\r\n estudo, trataremos de observar e analisar a velhice através da obra fílmica francesa Amour (2012) de Michael\r\n Hanneke, com interpretação da psicanálise, ciência que permite compreender a subjetividade humana através\r\n do discurso e da palavra. Entender a velhice não é um processo fácil nem para o sujeito que envelhece nem\r\n para quem acompanha o envelhecimento alheio. Envelhecer é se colocar diante de diversos paradigmas,\r\n como em relação a atividade laboral, ao contexto familiar, desejo sexual, ao matrimonio, e a diversos\r\n sentimentos, como o amor. Nesse filme, que mostra a velhice de forma dura, racional, e humana,\r\n acompanhamos a historia de Georges e sua esposa Anne, casados há sessenta anos, mas a partir do\r\n adoecimento de Anne coloca a relação em dimensões antes não refletidas pelo casal quando jovem. Prova de\r\n amor, que coloca o amor das gerações atuais em prova. Como embasamento teórico, utilizaremos a\r\n psicanálise, através de Freud, seu fundador, e psicanalistas pós-freudianos, como também, perpassaremos por\r\n caminhos e citações da psicologia social e psicologia do desenvolvimento. 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