A tecnologia da informação verde destaca-se dentre as sistemáticas disponíveis atualmente para a consideração de requisitos ambientais no desenvolvimento de produtos e processos. Nesse cenário movimento socioambiental tem levado a uma crescente onda “verde” que engloba conceitos como: produtos verdes, marketing verde e sustentabilidade. O objetivo do estudo é analisar as diferentes práticas de consumo sustentáveis aplicadas à área de Tecnologia da Informação. A pesquisa constitui-se de uma revisão de literatura, através de levantamento bibliográfico, com foco no tema proposto sobre TI e o consumo sustentável, com busca realizada em bases de dados e fundamentada em Bartin (2002), seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e resumo dos resultados obtidos. Com base nos artigos analisados, constatou-se que a adoção das práticas de TI Verde traz uma série de ganhos econômicos, ambientais e institucionais, comprovando que o retorno obtido supera o aumento dos custos de produção provenientes de investimentos de capital e de operação. À luz das atuais mudanças, a autogestão do individuo, é fator primordial para o desenvolvimento de práticas sustentáveis que garantam à conservação dos recursos naturais e o bem-estar das futuras gerações..