Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

CONHECIMENTO POPULAR DE ALUNOS DO ENSINO PÚBLICO DE BREJINHO, PERNAMBUCO, RELACIONADO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA

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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização das plantas medicinais é uma prática bastante antiga empregada no tratamento e na cura de muitas doenças, sendo muitas vezes o único recurso encontrado pelas comunidades. O objetivo desse trabalho foi analisar o conhecimento popular dos alunos da Escola Municipal São Sebastião, município de Brejinho, Pernambuco, relacionado ao uso de plantas medicinais da caatinga. Foram entrevistados 65 alunos que tinham ente 14 e 16 anos, sendo 63% (n=41) do sexo feminino e 37% (n=24) do sexo masculino. Para o questionamento e levantamento dos dados coletados foram utilizados questionários semiestruturados, com questões de múltipla escolha referentes ao dinamismo das aulas de Biologia, qualidade do ensino, uso da Didática pelo professor e desenvolvimento instrutivo dos alunos. Os resultados reportam que 92,3% (n =60) usam ou já fizeram uso de alguma planta medicinal da Caatinga, isso indica um amplo conhecimento acerca da utilização das plantas medicinais. Observou-se que 4,6% (n = 3) dos alunos entrevistados julgam não conhecer nenhuma planta medicinal, 50,8% (n=33) conhecem de uma a três; 24,6% (n=16) jugam conhecer de quatro a seis plantas e 20% (n=13) conhecem mais de seis plantas, isso indica que mesmo que os alunos não fizeram uso das plantas mais as conhecem e sabem sua importância para os fins medicinais. Quando questionados, em relação como aprenderam a utilizar as plantas medicinais, cerca 70,8% (n=46) afirmaram ter sido através dos parentes (pai, mãe, avós e etc). Percebe-se, no entanto que o conhecimento popular é transmitido de maneira livre de geração em geração. Quando questionados se a escola que estudam há orientação e debates sobre plantas medicinais da Caatinga, 100% (n=65) alunos afirmaram que não, isso revela a escassez de informações em muitas escolas sobre os conhecimentos tradicionais de nossas comunidades, uma situação tida como critica, já que a escola deveria ser uma grande incentivadora do conhecimento popular das plantas medicinais da caatinga e de suas utilidades. Os alunos entrevistados apresentaram um bom conhecimento popular em relação ao uso das plantas medicinais da caatinga, apesar da escola não oferecer nenhuma informação acerca deste tema, ele continua sendo transmitido de maneira livre de geração em geração, através da “ciência do povo”.

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