Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

INFÂNCIAS E RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: INFÂNCIAS/CRIANÇAS, VIVÊNCIAS/EXPERIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, RELAÇÕES DE GÊNERO, RELAÇÕES DE GÊNERO Comunicação Oral (CO) ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31489
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 91
    "titulo" => "INFÂNCIAS E RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a categoria de gênero na experiência infantil num Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Salvador-BA. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2015 pela pesquisadora que é professora da educação infantil. A metodologia é de cunho qualitativo com caráter etnográfico postulado por André (1995) tendo como procedimentos metodológicos: observação participante e diário de campo. A pesquisa é aportada numa inspiração fenomenológica baseada nos estudos de Merleau-Ponty (2011) e Machado (2010). A discussão sobre aprendizagem é evidenciada nas reflexões de Diaz (2011), nas problematizações sobre infâncias/crianças e cultura de Pires (2010), Sarmento (2004), Mead (1962) e Levi-Strauss (1982). Faz-se um intercruzamento com os estudos de gênero a partir de Saffioti (1992), Scott (1995), Messeder (2012), Miranda (2014) dentre outras/os. A pesquisa em andamento tem constatado que as crianças da primeira infância só enquadram-se em padrões indicados socialmente para homens e mulheres quando são requisitadas por adultos ou por outras crianças. Na literatura oficial, recomendada pelo Ministério da Educação (MEC), intitulada Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), no seu volume 2, pode-se verificar em sua leitura a naturalização dos comportamentos de meninas e meninos de 05 e 06 anos de idade, mas a partir da ótica da pesquisadora apresenta-se compreensão do convívio diário com as crianças, assim é a partir da percepção delas mesmas que o estudo em questão está sendo construído/desenvolvido e como também será apresentado no artigo completo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIAS/CRIANÇAS, VIVÊNCIAS/EXPERIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, RELAÇÕES DE GÊNERO, RELAÇÕES DE GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA28_ID91_17072017084213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANAIARA CONCEIÇÃO DE SANTANA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "AMANAIARA"
    "autor_email" => "amanaiaramiranda@ig.com.b"
    "autor_ies" => "SMED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31489
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 91
    "titulo" => "INFÂNCIAS E RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a categoria de gênero na experiência infantil num Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Salvador-BA. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2015 pela pesquisadora que é professora da educação infantil. A metodologia é de cunho qualitativo com caráter etnográfico postulado por André (1995) tendo como procedimentos metodológicos: observação participante e diário de campo. A pesquisa é aportada numa inspiração fenomenológica baseada nos estudos de Merleau-Ponty (2011) e Machado (2010). A discussão sobre aprendizagem é evidenciada nas reflexões de Diaz (2011), nas problematizações sobre infâncias/crianças e cultura de Pires (2010), Sarmento (2004), Mead (1962) e Levi-Strauss (1982). Faz-se um intercruzamento com os estudos de gênero a partir de Saffioti (1992), Scott (1995), Messeder (2012), Miranda (2014) dentre outras/os. A pesquisa em andamento tem constatado que as crianças da primeira infância só enquadram-se em padrões indicados socialmente para homens e mulheres quando são requisitadas por adultos ou por outras crianças. Na literatura oficial, recomendada pelo Ministério da Educação (MEC), intitulada Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), no seu volume 2, pode-se verificar em sua leitura a naturalização dos comportamentos de meninas e meninos de 05 e 06 anos de idade, mas a partir da ótica da pesquisadora apresenta-se compreensão do convívio diário com as crianças, assim é a partir da percepção delas mesmas que o estudo em questão está sendo construído/desenvolvido e como também será apresentado no artigo completo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIAS/CRIANÇAS, VIVÊNCIAS/EXPERIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, RELAÇÕES DE GÊNERO, RELAÇÕES DE GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA28_ID91_17072017084213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANAIARA CONCEIÇÃO DE SANTANA MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "AMANAIARA"
    "autor_email" => "amanaiaramiranda@ig.com.b"
    "autor_ies" => "SMED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a categoria de gênero na experiência infantil num Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Salvador-BA. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2015 pela pesquisadora que é professora da educação infantil. A metodologia é de cunho qualitativo com caráter etnográfico postulado por André (1995) tendo como procedimentos metodológicos: observação participante e diário de campo. A pesquisa é aportada numa inspiração fenomenológica baseada nos estudos de Merleau-Ponty (2011) e Machado (2010). A discussão sobre aprendizagem é evidenciada nas reflexões de Diaz (2011), nas problematizações sobre infâncias/crianças e cultura de Pires (2010), Sarmento (2004), Mead (1962) e Levi-Strauss (1982). Faz-se um intercruzamento com os estudos de gênero a partir de Saffioti (1992), Scott (1995), Messeder (2012), Miranda (2014) dentre outras/os. A pesquisa em andamento tem constatado que as crianças da primeira infância só enquadram-se em padrões indicados socialmente para homens e mulheres quando são requisitadas por adultos ou por outras crianças. Na literatura oficial, recomendada pelo Ministério da Educação (MEC), intitulada Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), no seu volume 2, pode-se verificar em sua leitura a naturalização dos comportamentos de meninas e meninos de 05 e 06 anos de idade, mas a partir da ótica da pesquisadora apresenta-se compreensão do convívio diário com as crianças, assim é a partir da percepção delas mesmas que o estudo em questão está sendo construído/desenvolvido e como também será apresentado no artigo completo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.