Em uma perspectiva biológico-linguística, um dos objetivos desta pesquisa é perceber e trabalhar os mais variados tabus relacionados à sexualidade e às questões de gênero. Em uma sociedade marcada pelo preconceito, seja ele racial, étnico, credos, opiniões políticas ou de orientação sexual, todo ser humano precisa ser respeitado independentemente de suas escolhas. Partindo de fundamentações teóricas acerca de estudos voltados à sexualidade e à linguagem esta pesquisa foi realizada a partir de uma experiência em uma instituição escolar particular, cuja identidade foi preservada. Foram feitos questionários sobre tabus e preconceitos com 20 estudantes voluntários, que responderam 8 perguntas cada. Resultados preliminares demonstram que existe uma disparidade no que os jovens dizem no primeiro momento do que eles realmente pensam, além de as concepções dadas por eles de sexualidade e linguagem apresentarem uma divisão binária. Assim, sugere-se, que os professores da educação básica devem realizar um trabalho interdisciplinar de separação acerca do que seja sexualidade, linguagem e gênero, uma vez que deve ser concebida a partir de uma diferenciação de sexo biológico e produção social de gênero.