Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

O GRITO DA DIVERSIDADE CONTRA A PADRONIZAÇÃO DO AFETO: O DEBATE SOBRE HOMOAFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RONDÔNIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HOMOAFETIVIDADE, IDEOLOGIA DE GÊNERO, REFERENCIAL CURRICULAR, REFERENCIAL CURRICULAR Comunicação Oral (CO) ET17: GÊNERO E SEXUALIDADES DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30679
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 597
    "inscrito_id" => 1410
    "titulo" => "O GRITO DA DIVERSIDADE CONTRA A PADRONIZAÇÃO DO AFETO: O DEBATE SOBRE HOMOAFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RONDÔNIA"
    "resumo" => "O debate sobre a “despadronização” do afeto e a inclusão da temática em currículos de formação de professores ainda é tabu que urge ser desmistificado. Em Porto Velho, Capital de Rondônia, a pedagogia da avestruz é responsável por comportamentos não toleráveis em tempo nenhum: misognia, machismo, violência doméstica e chavões reproduzidos a exaustão sobre a homoafetividade em todas as suas manifestações. Este texto, organizado a partir de bibliografia exploratória, discute as reflexões produzidas na organização do referencial curricular do Ensino Fundamental I do Município de Porto Velho, e o desafio de incluir a temática da ideologia de gênero e “despadronização” do afeto, principalmente em função dos dogmas das igrejas evangélicas se sobreporem as ciências da educação. O artigo está estruturado em três partes articuladas por meio de uma mesma linha: formação de professores como estratégia para inclusão de todos e todas em processos plenos de cidadania. Na primeira, percorre-se parte da conceituação do povoamento de Rondônia, e no início de Século XXI, a segunda ordem de colonização amazônica ditada pelas igrejas neopentecostais. A seguir discute-se políticas públicas de inclusão a partir da legislação e teorias produzidas sobre a complexidade de conceitos como gênero, sexualidade, masculinidade e ideologia de gênero no espaço escolar. Conclui-se com a constatação da importância de políticas públicas de valorização da diversidade para libertar de dogmas passíveis de intervenção na produção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET17: GÊNERO E SEXUALIDADES DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HOMOAFETIVIDADE, IDEOLOGIA DE GÊNERO, REFERENCIAL CURRICULAR, REFERENCIAL CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA17_ID1410_07082017145057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDELL FIORI DE FARIA"
    "autor_nome_curto" => "WENDELL FIORI"
    "autor_email" => "professorfiori@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30679
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 597
    "inscrito_id" => 1410
    "titulo" => "O GRITO DA DIVERSIDADE CONTRA A PADRONIZAÇÃO DO AFETO: O DEBATE SOBRE HOMOAFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RONDÔNIA"
    "resumo" => "O debate sobre a “despadronização” do afeto e a inclusão da temática em currículos de formação de professores ainda é tabu que urge ser desmistificado. Em Porto Velho, Capital de Rondônia, a pedagogia da avestruz é responsável por comportamentos não toleráveis em tempo nenhum: misognia, machismo, violência doméstica e chavões reproduzidos a exaustão sobre a homoafetividade em todas as suas manifestações. Este texto, organizado a partir de bibliografia exploratória, discute as reflexões produzidas na organização do referencial curricular do Ensino Fundamental I do Município de Porto Velho, e o desafio de incluir a temática da ideologia de gênero e “despadronização” do afeto, principalmente em função dos dogmas das igrejas evangélicas se sobreporem as ciências da educação. O artigo está estruturado em três partes articuladas por meio de uma mesma linha: formação de professores como estratégia para inclusão de todos e todas em processos plenos de cidadania. Na primeira, percorre-se parte da conceituação do povoamento de Rondônia, e no início de Século XXI, a segunda ordem de colonização amazônica ditada pelas igrejas neopentecostais. A seguir discute-se políticas públicas de inclusão a partir da legislação e teorias produzidas sobre a complexidade de conceitos como gênero, sexualidade, masculinidade e ideologia de gênero no espaço escolar. Conclui-se com a constatação da importância de políticas públicas de valorização da diversidade para libertar de dogmas passíveis de intervenção na produção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET17: GÊNERO E SEXUALIDADES DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HOMOAFETIVIDADE, IDEOLOGIA DE GÊNERO, REFERENCIAL CURRICULAR, REFERENCIAL CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA17_ID1410_07082017145057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDELL FIORI DE FARIA"
    "autor_nome_curto" => "WENDELL FIORI"
    "autor_email" => "professorfiori@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O debate sobre a “despadronização” do afeto e a inclusão da temática em currículos de formação de professores ainda é tabu que urge ser desmistificado. Em Porto Velho, Capital de Rondônia, a pedagogia da avestruz é responsável por comportamentos não toleráveis em tempo nenhum: misognia, machismo, violência doméstica e chavões reproduzidos a exaustão sobre a homoafetividade em todas as suas manifestações. Este texto, organizado a partir de bibliografia exploratória, discute as reflexões produzidas na organização do referencial curricular do Ensino Fundamental I do Município de Porto Velho, e o desafio de incluir a temática da ideologia de gênero e “despadronização” do afeto, principalmente em função dos dogmas das igrejas evangélicas se sobreporem as ciências da educação. O artigo está estruturado em três partes articuladas por meio de uma mesma linha: formação de professores como estratégia para inclusão de todos e todas em processos plenos de cidadania. Na primeira, percorre-se parte da conceituação do povoamento de Rondônia, e no início de Século XXI, a segunda ordem de colonização amazônica ditada pelas igrejas neopentecostais. A seguir discute-se políticas públicas de inclusão a partir da legislação e teorias produzidas sobre a complexidade de conceitos como gênero, sexualidade, masculinidade e ideologia de gênero no espaço escolar. Conclui-se com a constatação da importância de políticas públicas de valorização da diversidade para libertar de dogmas passíveis de intervenção na produção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.