Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

O EMPODERAMENTO DAS PROFESSORAS (ES) E O EXERCÍCIO DA IGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EMPODERAMENTO, EDUCAÇÃO INFANTIL, IGUALDADE DE GÊNERO Comunicação Oral (CO) ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Para compreender os motivos que mobilizam defender a igualdade gênero, sobretudo, o papel das professoras e a construção feita entorno de sua profissão, é preciso resgatar a história das mulheres no Brasil afim de compreender a condição da mulher e professora por volta do século XIX e sua evolução enquanto protagonistas na área profissional assim como suas lutas por direitos e igualdade na sociedade. A presente pesquisa tem como objetivo reafirmar o empoderamento das professoras(es) assim como a importância da igualdade de gênero na educação infantil. Nessa fase, em que a criança está em processo de desenvolvimento, julgamos ser o ponto de partida para descontruir estereótipos e fazer o espaço escolar como ponte para a construir crianças conscientes e adultos humanizados. Sendo assim, fizemos um contexto histórico da luta das professoras e mulheres na sociedade ratificando a importância de se reafirmarem enquanto profissionais da educação e métodos de ensinos para a introdução da igualdade de gênero na educação infantil. O trabalho propõe possibilidades para a equidade, respeito e representatividade para professoras e mulheres.

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