Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

ESTÁGIO E OS PROBLEMAS DE GÊNERO: DIFICULDADES E CONQUISTAS DOS ESTUDANTES DO IFBA NA BUSCA PELO ESTÁGIO CURRICULAR

Palavra-chaves: GÊNERO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ESTÁGIO Pôster (PO) ET22: GÊNERO, SEXUALIDADES E TRABALHO: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30568
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 1293
    "titulo" => "ESTÁGIO E OS PROBLEMAS DE GÊNERO: DIFICULDADES E CONQUISTAS DOS ESTUDANTES DO IFBA NA BUSCA PELO ESTÁGIO CURRICULAR"
    "resumo" => "O presente trabalho procura refletir sobre como as questões de gênero podem interferir na busca por estágio no setor de Petróleo e Gás. Ao concentrar-se na temática de gênero, a pesquisa tenta explorar o modo como esse marcador social, que opera interseccionalmente com outros marcadores, afeta o processo de inserção no mercado de trabalho, em especial, no processo de conquista do estagio curricular para os estudantes do curso técnico subsequente de Petróleo e Gás Natural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Simões Filho. Para tanto, foi utilizado, como procedimento metodológico, a aplicação de um questionário virtual encaminhado aos alunos e alunas egresso(a)s do ano de 2014, semestres 2014.1 e 2014.2. A partir dos resultados obtidos é possível levantar alguns apontamentos sobre o processo de busca por estágio, entre estes é possível citar as dificuldades relacionadas ao cenário empregatício atual na área petrolífera e dificuldades relacionadas ao gênero enquanto marcador que limitou algumas alunas o acesso a vagas de estagio. Além disso, nota-se a relevância de outras questões que interferiram, ainda que indiretamente, na relação estudante-emprego como o diferencial curricular dos/as jovens e a relação com o trabalho remunerado e o trabalho doméstico. Foram utilizadas as referências teóricas de Judith Butler e Kimberlé Crenshaw, para o entendimento das relações de gênero e questões interseccionais, as referências de Maria F. Diogo, Maria F. Coutinho e Maria R. Lombardi, para fundamentar as questões do trabalho feminino em espaços masculinizados, e de Elza F. Santos, para entender a realidade do ensino profissional e a divisão sexual dos cursos. Por fim, a pesquisa utilizou o método exploratório, investigando marcadores sociais que facilitaram ou dificultaram o acesso dos alunos e alunas participantes do questionário ao estágio curricular."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET22: GÊNERO, SEXUALIDADES E TRABALHO: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA22_ID1293_03082017104412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBA BANDEIRA COLAÇO"
    "autor_nome_curto" => "ALBA COLAÇO"
    "autor_email" => "albabcolaco@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30568
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 535
    "inscrito_id" => 1293
    "titulo" => "ESTÁGIO E OS PROBLEMAS DE GÊNERO: DIFICULDADES E CONQUISTAS DOS ESTUDANTES DO IFBA NA BUSCA PELO ESTÁGIO CURRICULAR"
    "resumo" => "O presente trabalho procura refletir sobre como as questões de gênero podem interferir na busca por estágio no setor de Petróleo e Gás. Ao concentrar-se na temática de gênero, a pesquisa tenta explorar o modo como esse marcador social, que opera interseccionalmente com outros marcadores, afeta o processo de inserção no mercado de trabalho, em especial, no processo de conquista do estagio curricular para os estudantes do curso técnico subsequente de Petróleo e Gás Natural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Simões Filho. Para tanto, foi utilizado, como procedimento metodológico, a aplicação de um questionário virtual encaminhado aos alunos e alunas egresso(a)s do ano de 2014, semestres 2014.1 e 2014.2. A partir dos resultados obtidos é possível levantar alguns apontamentos sobre o processo de busca por estágio, entre estes é possível citar as dificuldades relacionadas ao cenário empregatício atual na área petrolífera e dificuldades relacionadas ao gênero enquanto marcador que limitou algumas alunas o acesso a vagas de estagio. Além disso, nota-se a relevância de outras questões que interferiram, ainda que indiretamente, na relação estudante-emprego como o diferencial curricular dos/as jovens e a relação com o trabalho remunerado e o trabalho doméstico. Foram utilizadas as referências teóricas de Judith Butler e Kimberlé Crenshaw, para o entendimento das relações de gênero e questões interseccionais, as referências de Maria F. Diogo, Maria F. Coutinho e Maria R. Lombardi, para fundamentar as questões do trabalho feminino em espaços masculinizados, e de Elza F. Santos, para entender a realidade do ensino profissional e a divisão sexual dos cursos. Por fim, a pesquisa utilizou o método exploratório, investigando marcadores sociais que facilitaram ou dificultaram o acesso dos alunos e alunas participantes do questionário ao estágio curricular."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET22: GÊNERO, SEXUALIDADES E TRABALHO: CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD4_SA22_ID1293_03082017104412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBA BANDEIRA COLAÇO"
    "autor_nome_curto" => "ALBA COLAÇO"
    "autor_email" => "albabcolaco@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho procura refletir sobre como as questões de gênero podem interferir na busca por estágio no setor de Petróleo e Gás. Ao concentrar-se na temática de gênero, a pesquisa tenta explorar o modo como esse marcador social, que opera interseccionalmente com outros marcadores, afeta o processo de inserção no mercado de trabalho, em especial, no processo de conquista do estagio curricular para os estudantes do curso técnico subsequente de Petróleo e Gás Natural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Simões Filho. Para tanto, foi utilizado, como procedimento metodológico, a aplicação de um questionário virtual encaminhado aos alunos e alunas egresso(a)s do ano de 2014, semestres 2014.1 e 2014.2. A partir dos resultados obtidos é possível levantar alguns apontamentos sobre o processo de busca por estágio, entre estes é possível citar as dificuldades relacionadas ao cenário empregatício atual na área petrolífera e dificuldades relacionadas ao gênero enquanto marcador que limitou algumas alunas o acesso a vagas de estagio. Além disso, nota-se a relevância de outras questões que interferiram, ainda que indiretamente, na relação estudante-emprego como o diferencial curricular dos/as jovens e a relação com o trabalho remunerado e o trabalho doméstico. Foram utilizadas as referências teóricas de Judith Butler e Kimberlé Crenshaw, para o entendimento das relações de gênero e questões interseccionais, as referências de Maria F. Diogo, Maria F. Coutinho e Maria R. Lombardi, para fundamentar as questões do trabalho feminino em espaços masculinizados, e de Elza F. Santos, para entender a realidade do ensino profissional e a divisão sexual dos cursos. Por fim, a pesquisa utilizou o método exploratório, investigando marcadores sociais que facilitaram ou dificultaram o acesso dos alunos e alunas participantes do questionário ao estágio curricular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.