Este trabalho procura relatar uma pesquisa que vêm sendo desenvolvida no âmbito do Laboratório de Ciências Humanas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus São Gonçalo, a partir de debates e questões que mobilizaram xs estudantes durante as aulas da disciplina Sociologia e, em um segundo momento, na escola como um todo. A pesquisa investiga, por meio da aplicação de questionários, como estudantes do ensino médio, em sua maioria adolescentes na faixa etária entre 15 e 18 anos, se relacionam e lidam com a temática da diversidade sexual. O principal foco é a abordagem de questões envolvendo a sexualidade na adolescência, com destaque à análise do comportamento e do posicionamento de estudantes de ensino médio de quatro escolas públicas perante temáticas LGBTTI, como adoção de crianças por casais homossexuais, união civil homoafetiva e a posição do Estado acerca da diversidade sexual. A partir da análise dos dados obtidos, obtêm-se resultados que permitem constatar as influências da socialização na formação de adolescentes e jovens, levando-se em conta parâmetros socioeconômicos, o acesso a informações a partir do ambiente familiar e o vínculo dx estudante a grupos e instituições, com destaque para as de caráter religioso.