As questões de gênero e sexualidade vêm a cada dia mais ganhando espaço através de intensos debates a partir de grupos organizados, lideranças políticas e religiosas, impactando diretamente no sistema escolar público. Neste sentido, muitos desafios estão sendo lançados à escola pública, ocasionado dentre outros fatores, pelo empoderamento que estes sujeitos vem adquirindo. Preocupados em promover efetivamente, uma educação pautada por princípios de equidade de gênero e de orientação sexual, o NUGEDIS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) do câmpus São Vicente do Sul criou este projeto de pesquisa, a fim de avaliar como os alunos e alunas que não correspondem ao padrão heteronormativo estão sendo acolhidos e, se estão sendo respeitados nas suas diferenças. Os colaboradores participam de entrevistas individualizadas, que são gravadas e transcritas. A partir de suas falas elencamos três categorias de análise: relações institucionais, preconceito e discurso de gênero. Os resultados vêm auxiliando na compreensão do que a instituição está protagonizando e produzindo em relação às questões de gênero e sexualidade, apontando as deficiências que necessitam ser melhoradas e evidenciando os aspectos positivos e negativos nas relações pedagógicas institucionais.