Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS DA OFERTA DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE – FACES E INTERFACES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR” PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) ET35: SEXUALIDADES E GÊNERO NA ESCOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSA TEMÁTICA?
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

Discutir assuntos relacionados à sexualidade tem se tornado um desafio para os docentes, assim os licenciandos precisam estar preparados para uma orientação correta em sala de aula, sabendo lidar com temas e situações, valores e preconceitos ligados ao sexo. A proposta é relatar as características (carga horária, ementa, objetivos e estratégias) da disciplina “Educação para a sexualidade – faces e interfaces na formação do professor” ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Seu objetivo é instrumentalizar os discentes em relação aos conteúdos/estratégias de ensino voltados à educação para a sexualidade, possibilitando aplicação mais efetiva dos conteúdos na educação básica e descrever seu cenário de ocorrência durante quatro ofertas. A carga horária teórica é de 45h/a e a prática de 15h/a, totalizando 60h/a, são disponibilizadas 30 vagas anualmente. A oferta foi realizada apenas quatro vezes desde o início do curso em 2009. Considerando o número total de alunos do curso, podemos considerar que apenas 33% demonstraram interesse pela disciplina, 12% dos discentes concluíram a disciplina e 21% fizeram apenas a matrícula, mas nunca frequentaram. Os alunos que começam a frequentar as aulas permanecem e ficam até sua conclusão. A bibliografia consultada, a realidade de oferta da disciplina e os relatos dos alunos que cursaram o componente curricular apontam para a necessidade de disciplinas que foquem na formação docente em consonância com a educação para a sexualidade, pois o licenciando estando apto para trabalhar e lidar com o tema estará preparado para agir em sala de aula em diversas circunstâncias.

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