Este trabalho consistiu em uma pesquisa documental que se pautou na análise textual discursiva das questões de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 (ENEM). A partir desta análise, foi possível explorar a concepção de gênero contida nos excertos da avaliação investigada. Ainda que tenha ocorrido o surgimento de novas formas de identidade de gênero, a representação binária (com forte dominação masculina) prevalece tanto dos discursos quanto na maior parte das questões estudadas. Considerando que todo discurso dissemina concepções de sociedade e torna-se suscetível a uma intencionalidade regulamentada pelas relações de poder, compreendemos que um sistema nacional de avaliação como o ENEM tem extrema relevância na divulgação de um determinado tipo de sociedade e, portanto, também contribui para reforçar estereótipos, como por exemplo, que existem papéis a serem desempenhados segundo os sexos. Isso faz com que esta pesquisa seja relevante, na medida em que denuncia uma concepção opressora de gênero sendo incentivada por um exame nacional pretensamente neutro.