O trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação dos corpos na peça casal de namorados, um artesanato de miriti típico da cidade de Abaetetuba/Pará/Brasil. O procedimento de análise é a representação cultural do modo como explorada por Silva (1999) e Hall (1997), com contribuições de Foucault (2004). A peça é modelada a partir de certas marcas que integram um roteiro com princípios organizadores para homogeneização-diferenciação dos corpos como a roupa e o corte de cabelos, dispositivos que intervêm para identifica-los inequivocamente. Mesmo que tenhamos observado contestação à cultura de gênero nos ateliês de produção dos brinquedos, esta não é capaz de questionar as representações idealizadas dos corpos. Concluímos pela necessidade de um currículo com possibilidade de promover a desnaturalização das representações, pois o corpo é provisório e reage obedecendo-desobedecendo, produzindo fissuras em sua superfície sempre reversível.
co-auotres (os nomes não aparecem nos campos abaixo):
Igora Irma S. Dácio; Lidia Sarges Lobato; Joneide Pinheiro Alexandre