Existem múltiplos fatores que fizeram ao decorrer de muitos anos dar contornos, caminhos e muitos limites nos conhecimentos construídos ligados a sexualidade e gênero, é possível citar algumas barreiras que, consequentemente alimentaram pré-conceitos, como: a religião, o moralismo, o cientificismo e a biologização desses conhecimentos, os quais aparecem e permanecem nos traços ainda muito fortes nessa temática. A pesquisa em tela objetiva investigar sobre a história da disciplina Educação, Gênero e Sexualidade no curso de Pedagogia da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Pretendemos aqui socializar os estudos parciais dessa pesquisa sobre algumas concepções que tem importante ligação com o ensino do corpo. No entanto é possível perceber nitidamente que as abordagens sobre sexo e sexualidade, ficam a cargo da disciplina de Ciências na Educação Básica, essa é realmente uma tradição histórica curricular atribuída a disciplina, as quais ficam mascaradas pelo conteúdo “reprodução humana”, que suscitam ou silenciam discussões sobre corpo, gênero e sexualidade. É então sobre o território do Ensino de Ciências que iniciamos nossos estudos, neste caminho as vertentes, tanto mais ligadas a Ciência/Biologia como as que compreendem a construção histórica-social da sexualidade se entrelaçam direta e indiretamente com a questão de gênero. Com o intuito de compreender a forte ligação que há entre Educação, Educação Sexual e o Ensino do corpo no Ensino de Ciências, iniciamos estes diálogos históricos indispensáveis que irão culminar no entendimento da constituição e consolidação das disciplinas acadêmicas nos currículos dos cursos de Pedagogia.