Este estudo investiga as relações dos (das) jovens LGBT no espaço escolar e a busca por tribos na tentativa se sentirem aceitos (as) e fortalecidos (as) na manutenção de seus traços identitários. Tal estudo se baseia na perspectiva sociológica de Maffesoli. O objetivo principal deste estudo é: Compreender a dinâmica da solidariedade das tribos no amparo aos que são rejeitados por serem diferentes. E como objetivos específicos, apresentamos os seguintes: 1)- Analisar os discursos dos (as) jovens LGBTs que tiveram nas tribos a solidariedade que precisavam nos momentos de fragilidades; -2) Investigar como essas tribos surgem e são organizadas no espaço escolar a partir do local de fala de quem as integra e 3 )-refletir sobre como os profissionais da educação entendem essas tribos na escola. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo. Utilizamos como principal instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas. Como principais resultados, encontramos destacamos a informação que a busca por grupos ou tribos acontece numa tentativa clara e consciente dos (das) jovens de se manterem na escola e garantir também maior participação nas decisões da escola no que dize respeito a questões que envolvam todos os estudantes. O estudo também nos permite concluir que os (as) jovens se sentiram mais seguros na escola e fora dela e muitos desses grupos são extensivos nas relações sociais para além dos muros da escola e que em alguns casos houve adesão a outros grupos de estudos acerca das diversidades sexuais que lutam pelo direito à educação de todos (as).