SANTOS, Jeane Dos et al.. Do livro ao vídeo: ananse e as histórias. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30289>. Acesso em: 22/12/2024 19:45
É fato que muitos alunos chegam ao 6º ano do Ensino Fundamental nem lendo nem escrevendo como deveriam. A partir desta realidade, acreditamos que o trabalho com textos multimodais possam ampliar as possibilidades de interação nas aulas de língua portuguesa e promover uma aprendizagem plural. Sendo assim, este artigo propõe um trabalho de leitura e produção textual oral e escrita com o conto “Ananse vira o dono das histórias”, de Adwoa Badoe e Baba Wagué Diakité, juntamente com o vídeo “O baú de histórias”, produzido por turmas do 7º ano de uma escola municipal de São Paulo. A proposta tem como ponto inicial uma atividade exitosa desenvolvida na disciplina de língua portuguesa em duas turmas do 6º ano de uma escola municipal de Jacaraú-PB, durante o ano de 2016. Logo, este trabalho tem como objetivo instigar uma reflexão sobre a promoção da leitura e da escrita significativas tendo por suporte o uso de recursos audiovisuais no contexto educacional. Esta pesquisa exploratória está fundamentada em autores que trabalham com multiletramentos, a exemplo de Dionísio (2011), Rojo (2012); Masetto (2005) ao abordar a mediação pedagógica; Costa (2013) quando defende que a linguagem visual é inclusiva por ser mais acessível e igualitária. Com a atividade desenvolvida em sala de aula foi possível constatar que a utilização do vídeo proporcionou um momento de concentração e interação entre os sujeitos, principalmente os menos participativos e indisciplinados em aulas anteriores.