Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

GESTÃO PARTICIPATIVA E AUTONOMIA NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA Comunicação Oral (CO) EIXO 08 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E DISCURSOS SOBRE SUJEITOS NA E DA EDUCAÇÃO
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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

O presente artigo trata da participação e da autonomia na gestão da escola pública, observando aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos e, sobretudo, a atuação do Diretor e do Conselho Escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, a partir de um estudo de caso realizado em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, sendo composta por 292 sujeitos divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). Tendo em vista que as diretrizes curriculares nacionais vislumbram o ambiente escolar como sendo um espaço democrático, este trabalho tem como objetivo compreender em que medida se dá a participação dos agentes da escola na gestão escolar. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um questionário composto por questões fechadas e o tratamento destes realizado por meio de estatística descrita. Os resultados demonstram que a autonomia no contexto escolar alcançou avanços, mas apresenta-se de forma condicionada e limitada, fato evidenciador de que o sistema educacional brasileiro permanece rígido e centralizador. Os indicadores também sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante e que, mesmo havendo condições para que a participação seja efetiva, esta ocorre de forma tímida.

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