LIMA, Fábio Alves De. Gestão participativa e autonomia na escola pública. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30305>. Acesso em: 23/12/2024 00:32
O presente artigo trata da participação e da autonomia na gestão da escola pública, observando aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos e, sobretudo, a atuação do Diretor e do Conselho Escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, a partir de um estudo de caso realizado em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, sendo composta por 292 sujeitos divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). Tendo em vista que as diretrizes curriculares nacionais vislumbram o ambiente escolar como sendo um espaço democrático, este trabalho tem como objetivo compreender em que medida se dá a participação dos agentes da escola na gestão escolar. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi um questionário composto por questões fechadas e o tratamento destes realizado por meio de estatística descrita. Os resultados demonstram que a autonomia no contexto escolar alcançou avanços, mas apresenta-se de forma condicionada e limitada, fato evidenciador de que o sistema educacional brasileiro permanece rígido e centralizador. Os indicadores também sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece distante e que, mesmo havendo condições para que a participação seja efetiva, esta ocorre de forma tímida.