Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LEITURA COMPARTILHADA DE NARRATIVAS VISUAIS E FORMAÇÃO INICIAL DO LEITOR: O PAPEL DAS QUESTÕES DE NATUREZA INFERENCIAL NA CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO

Palavra-chaves: NARRATIVAS VISUAIS, CAPACIDADE INFERENCIAL, MEDIAÇÃO DA LEITURA Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Uma relevante capacidade leitora é a construção de inferências, procedimento fundamental à compreensão e que pode ser fomentado desde os anos escolares iniciais, pela leitura compartilhada de textos literários infantis, especificamente daqueles apresentados apenas através de imagens. Nestas, como nem tudo está explicitado, é demandada do leitor uma participação muito ativa na compreensão e no preenchimento dos brancos textuais, e a construção de deduções decorrentes do estabelecimento de relações entre as pistas do texto e os conhecimentos prévios. No processo de partilha da leitura dessas narrativas, destacam-se as perguntas inferenciais dirigidas pelo mediador às crianças, auxiliando-as a atingir os implícitos dos textos e a, efetivamente, compreendê-los. Neste trabalho, com base nos estudos de Salisbury e Styles (2013), Paiva e Ramos (2016), Souza, Neto e Girotto (2016), Brandão e Rosa (2010; 2016), entre outros, objetivamos refletir sobre a relevância da leitura de narrativas visuais para incentivar a construção inferencial e a formação leitora na escolaridade inicial, o que fazemos a partir da caracterização da narrativa visual “Não!”, do autor David McPhail, e da sugestão de como explorar a sua leitura com perguntas de natureza inferencial que favoreçam a construção da compreensão pelos novos leitores.

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Comentários

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  • Neide Araujo castilho Teno

    leitura para fundamentacao teorica acerca de narrativas visuais

    01/08/2020 15:10:03

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