FELIPE, Valmira Lucia Matias. Formação cidadã a partir do letramento literário. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30302>. Acesso em: 22/12/2024 23:49
: No contexto atual no qual muito se discute sobre a importância de se formar sujeitos letrados capazes de intervir e modificar a realidade em que vivem através da formação cidadã faz-se necessário que a escola seja espaço de formação crítica do indivíduo que seja capaz de ler o mundo que o rodeia e, acima de tudo, que compreenda que a luta por direitos é necessária e que só com a unificação e a participação ativa do povo nas decisões políticas podemos vislumbrar um futuro melhor para as novas gerações. Portanto, compreendendo o papel fundamental da literatura infantil e do letramento literário na formação dos sujeitos, propomos um trabalho com o livro de literatura infantil Era uma vez um tirano, da autora Ana Maria Machado, para promover o letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho está fundamentado em autores que tratam da literatura infantil e do letramento literário, como Cleiman (1995), Cosson (2012), Paulino, Aguiar et al (2001), Paiva (2003), Martins et al (2003), Soares (2005), entre outros, que apontam para a importância do trabalho com a literatura infantil e do letramento, especificamente o literário, como uma das possibilidades da escola formar cidadãos críticos e ativos que não só façam o uso social da leitura e da escrita, mas que a partir dessa apropriação possam intervir no contexto social.