REIS, Luciana Kátia. Como e quando intervir com estratégias mediadoras em sala de aula. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30276>. Acesso em: 22/12/2024 23:05
Este trabalho tem por objetivo apresentar, de forma sucinta, o processo de planejamento, elaboração e desenvolvimento de uma pesquisa que terá como lócus duas turmas de quinto ano, do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Murilo Braga, localizada no bairro da Liberdade, Campina Grande – PB. A pesquisa tem como objeto de estudo a natureza da Mediação Docente por meio das Estratégias de Intervenção e objetiva verificar e atestar o que se entende por Mediação, qual o melhor momento da Mediação Interventiva e os resultados que essa intervenção pode acarretar na apreensão e construção do conhecimento pelo alunado. O corpus da pesquisa se constituirá da análise dos dados obtidos por meio da aplicação de: questionários; observações participantes do cotidiano escolar; de uma sequência didática; de uma atividade avaliativa e das anotações de campo. Para fins de realização desta pesquisa, optamos pela abordagem qualitativa e teremos como principal referencial teórico-metodológico o sócio interacionismo. Desta forma, será possível conhecer como os professores polivalentes compreendem o conceito de mediação e em que momento alocam estratégias interventivas em suas aulas. A partir deste resultado será produzido um guia de orientações para a prática do professor polivalente.