O objetivo deste artigo é discutir os desafios para os docentes no século XXI, no que tange a temática Identidades de Gênero, questão essa que é intimamente ligada com o processo de ensino aprendizagem, uma vez que o aluno (a) estando inserido (a) em um espaço em que o (a) mesmo (a) não seja aceito devido sua identidade de gênero, inúmeros outros problemas serão acarretados, dentre eles, déficit de aprendizagem, desestímulos nas tarefas e até evasão escolar, é preciso atentar para as questões de Gênero, como um processo ligado a aceitação de si mesmo, diante de uma sociedade que em alguns momentos padroniza corpos, e tendem a formular uma escola heterogenia, esquecendo da pluralidade que é inerente a este ambiente. Observando por este prisma, os estudantes que tenham características distintas dos demais, podem ser alvo de constantes críticas o que posteriormente pode ocasionar em um desinteresse pelo espaço educacional. Ainda sob o olhar de autores, e das leis vigentes no país faremos menção, do quão importante é atentar para esta causa que embora a discussão seja nova, a problemática já ocorre desde os primórdios.