Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A LEITURA DAS NARRATIVAS POR IMAGENS NA ESCOLARIDADE INICIAL: CAMINHO AO INCREMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, NARRATIVA POR IMAGENS, FORMAÇÃO LEITORA Comunicação Oral (CO) ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30253
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "A LEITURA DAS NARRATIVAS POR IMAGENS NA ESCOLARIDADE INICIAL: CAMINHO AO INCREMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "Resumo: No processo de letramento literário, a apropriação das práticas sociais de escrita se faz através dos textos literários, os quais, possibilitando a formação de sujeitos da linguagem e cumprindo relevante papel humanizador, devem estar presentes no cotidiano das instituições educativas. Para promover tal letramento, estas devem extrapolar a mera leitura do texto literário, contemplando o ensino da leitura e a ampliação do repertório cultural dos alunos. Nesse processo, insere-se a importância das narrativas compostas apenas por imagens, cuja leitura competente requer ações formativas focadas na atribuição de sentidos à linguagem visual. Considerando isto, e com fundamento nos estudos de Cosson (2014a; 2014b), Paulino e Cosson (2009), Salisbury e Styles (2013), Ramos (2011), entre outros, neste trabalho discutimos a relevância da leitura compartilhada de tais narrativas para o incremento do letramento literário. Para tanto, a partir da sugestão da sequência básica de abordagem do texto literário na prática escolar, apresentada por Cosson (2014), propomos uma sequência para a leitura da narrativa por imagens “A velhinha na janela”, de Sonia Junqueira e Mariângela Haddad. Com ela, buscamos refletir sobre as contribuições do texto literário expresso através de imagens para a formação de leitores proficientes, ressaltando os seus benefícios ao letramento literário de sujeitos no início do processo de formação leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, NARRATIVA POR IMAGENS, FORMAÇÃO LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID263_09072017231427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA MACIEL FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA"
    "autor_email" => "wa_maciel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30253
    "edicao_id" => 68
    "trabalho_id" => 80
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "A LEITURA DAS NARRATIVAS POR IMAGENS NA ESCOLARIDADE INICIAL: CAMINHO AO INCREMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "Resumo: No processo de letramento literário, a apropriação das práticas sociais de escrita se faz através dos textos literários, os quais, possibilitando a formação de sujeitos da linguagem e cumprindo relevante papel humanizador, devem estar presentes no cotidiano das instituições educativas. Para promover tal letramento, estas devem extrapolar a mera leitura do texto literário, contemplando o ensino da leitura e a ampliação do repertório cultural dos alunos. Nesse processo, insere-se a importância das narrativas compostas apenas por imagens, cuja leitura competente requer ações formativas focadas na atribuição de sentidos à linguagem visual. Considerando isto, e com fundamento nos estudos de Cosson (2014a; 2014b), Paulino e Cosson (2009), Salisbury e Styles (2013), Ramos (2011), entre outros, neste trabalho discutimos a relevância da leitura compartilhada de tais narrativas para o incremento do letramento literário. Para tanto, a partir da sugestão da sequência básica de abordagem do texto literário na prática escolar, apresentada por Cosson (2014), propomos uma sequência para a leitura da narrativa por imagens “A velhinha na janela”, de Sonia Junqueira e Mariângela Haddad. Com ela, buscamos refletir sobre as contribuições do texto literário expresso através de imagens para a formação de leitores proficientes, ressaltando os seus benefícios ao letramento literário de sujeitos no início do processo de formação leitora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02 - LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO BÁSICO"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, NARRATIVA POR IMAGENS, FORMAÇÃO LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA3_ID263_09072017231427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA MACIEL FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA"
    "autor_email" => "wa_maciel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017"
    "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

Resumo: No processo de letramento literário, a apropriação das práticas sociais de escrita se faz através dos textos literários, os quais, possibilitando a formação de sujeitos da linguagem e cumprindo relevante papel humanizador, devem estar presentes no cotidiano das instituições educativas. Para promover tal letramento, estas devem extrapolar a mera leitura do texto literário, contemplando o ensino da leitura e a ampliação do repertório cultural dos alunos. Nesse processo, insere-se a importância das narrativas compostas apenas por imagens, cuja leitura competente requer ações formativas focadas na atribuição de sentidos à linguagem visual. Considerando isto, e com fundamento nos estudos de Cosson (2014a; 2014b), Paulino e Cosson (2009), Salisbury e Styles (2013), Ramos (2011), entre outros, neste trabalho discutimos a relevância da leitura compartilhada de tais narrativas para o incremento do letramento literário. Para tanto, a partir da sugestão da sequência básica de abordagem do texto literário na prática escolar, apresentada por Cosson (2014), propomos uma sequência para a leitura da narrativa por imagens “A velhinha na janela”, de Sonia Junqueira e Mariângela Haddad. Com ela, buscamos refletir sobre as contribuições do texto literário expresso através de imagens para a formação de leitores proficientes, ressaltando os seus benefícios ao letramento literário de sujeitos no início do processo de formação leitora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.