Resumo: No processo de letramento literário, a apropriação das práticas sociais de escrita se faz através dos textos literários, os quais, possibilitando a formação de sujeitos da linguagem e cumprindo relevante papel humanizador, devem estar presentes no cotidiano das instituições educativas. Para promover tal letramento, estas devem extrapolar a mera leitura do texto literário, contemplando o ensino da leitura e a ampliação do repertório cultural dos alunos. Nesse processo, insere-se a importância das narrativas compostas apenas por imagens, cuja leitura competente requer ações formativas focadas na atribuição de sentidos à linguagem visual. Considerando isto, e com fundamento nos estudos de Cosson (2014a; 2014b), Paulino e Cosson (2009), Salisbury e Styles (2013), Ramos (2011), entre outros, neste trabalho discutimos a relevância da leitura compartilhada de tais narrativas para o incremento do letramento literário. Para tanto, a partir da sugestão da sequência básica de abordagem do texto literário na prática escolar, apresentada por Cosson (2014), propomos uma sequência para a leitura da narrativa por imagens “A velhinha na janela”, de Sonia Junqueira e Mariângela Haddad. Com ela, buscamos refletir sobre as contribuições do texto literário expresso através de imagens para a formação de leitores proficientes, ressaltando os seus benefícios ao letramento literário de sujeitos no início do processo de formação leitora.