A necessidade de identificar e entender a prática pedagógica do treinador e contribuir para a formação dos próprios treinadores tem sido o norte das pesquisas relacionadas à intervenção profissional do técnico esportivo. O treinador é determinante por organizar, avaliar o processo de treinamento e precisa levar em consideração diversas situações e parâmetros do seu esporte relacionados com rendimento dos atletas. Nesse sentido, a presente pesquisa busca verificar a perspectiva dos técnicos a respeito do processo de ensino, aprendizagem e treinamento no Atletismo brasileiro. Para tanto, recorremos às entrevistas semi-estruturadas a 6 treinadores brasileiros da modalidade de Atletismo selecionados de forma intencional, de modo que representavam em 2016, diferentes grupos de provas do Atletismo (corridas de velocidade, barreiras e revezamentos; meio fundo e fundo; marcha; saltos; lançamentos e arremessos, provas combinadas. Para fazer parte deste estudo, os técnicos, deveriam possuir ao menos um atleta com índice olímpico para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 na sua respectiva especialidade. Esse estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa institucional (CAAE: 47607114.8.0000.0102). A média de idade dos treinadores investigados foi de 43,1 anos (mín. 36/máx. 62, ± 7,53); experiência de prática de Atletismo foi de 27,6 anos (mín. 7/máx. 42, ± 12,49). Os dados coletados foram organizados com base no método Análise do Conteúdo. As entrevistas seguiram um roteiro dividido em 3 partes: 1) caracterização do participante (idade, formação acadêmica e atuação profissional); 2) experiências com o Atletismo (conquistas, interesse pelo Atletismo, experiência com o ensino das modalidades); 3) experiências no ensino aprendizagem treinamento (tempo de atuação profissional, instituições que trabalharam, contextos de atuação, como ensinam a modalidade, talento, formação do atleta, apoio). Foram geradas a partir das entrevistas as seguintes categorias de análise: Sistema para formação e desenvolvimento de atletas; e Talento e treinamento longo prazo. Em termos de resultados, verificamos uma tendência da iniciação esportiva no Atletismo se dar por meio de uma prática mais atrativa, diminuindo assim os casos de abandono e facilitando a manutenção nesse esporte. Não identificamos um sistema nacional organizado para seleção e detecção de atletas, isso fica por conta de cada entidade que desenvolve o Atletismo. Os técnicos de alto rendimento destacaram que recebem os jovens atletas com uma formação motora, um trabalho de base, deficitário (pulam fases de desenvolvimento), o que atrasa a transição do atleta para o alto rendimento. Uma hipótese para isso é que os técnicos formadores não estão formando atletas como deveria e assim, faz-se necessário atenção especial das entidades organizadoras do Atletismo nacional na formação continuada e valorização dos treinadores formadores.