O artigo relata uma revisão integrativa da literatura sobre a inserção da Psicologia na Atenção Básica de Saúde (AB) com foco na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O levantamento bibliográfico foi realizado no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVs), nas bases de dados eletrônicas: Psicologia - Periódicos técnico-científicos, LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde). Os critérios de inclusão foram: artigos completos publicados entre 2009 e 2016 que coadunem com os objetivos do estudo, indexados nos referidos bancos de dados. A partir da análise do material investigado, o estudo destaca que a prática do psicólogo nesse cenário tem sido marcada pela utilização do modelo clínico tradicional e no apoio matricial realizado a ESF. Os principais desafios encontrados nessa área são: a) a formação profissional, onde os profissionais quando chegam na prática apresentam dificuldades em transpor o modelo clínico tradicional; b) o desconhecimento das políticas públicas; e c) as dificuldades da atuação intersetorial e interdisciplinar. Neste sentido, os estágios supervisionados em Psicologia durante a graduação apresentam-se como uma importante ferramenta para auxiliar a promover a mudança paradigmática do lugar do psicólogo na AB, além de ampliarem o vínculo entre a universidade, os serviços de saúde e a comunidade. Os estudos investigados apontam para que a Psicologia pense, crie, aprimore e adeque novas e/ou antigas formas de atuação na AB, em especial, na ESF visando dissolver as barreiras institucionais e resgatar a cidadania dos usuários. Este estudo reforça a importância de refletir sobre o papel do Psicólogo na AB desde sua formação, passando pelo entendimento do seu lugar na AB, até seu comprometimento como ator de mudança social.