O Tabaco é uma planta da família das solanáceas da qual existem diversas variedades a principal é a Nicotiana tabacum L., onde seu principal principio ativo é a nicotina, um alcaloide isolado em estado de puro. O cigarro é a principal modalidade do uso do tabaco em todo o mundo onde a nicotina é o ingrediente mais ativo da fumaça no cigarro e um dos agentes tóxicos mais potentes.
Além disso, o tabaco é uma das principais causas evitáveis de mortes prematuras.O tabagismo também contribui para o crescimento da morbidade e mortalidade populacional.
Assim, objetivou-se revisar o uso irracional de nicotina junto a medicamentos para auxiliarem os profissionais de saúde na farmacoterapia adequada ao paciente tabagista.
Baseado no que foi relatado apesar de todo o conhecimento cientifico acumulado sobre os riscos do tabagismo, as tendências do seu consumo ainda são preocupantes. Contudo, a intervenção farmacêutica é indispensável para um acompanhamento farmacoterapêutico na tentativa de auxiliar indivíduos a pararem de fumar.