Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PET-SAÚDE/GRADUASUS PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM

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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

Contemporaneamente os Cursos de Graduação da Universidade Federal da Paraíba prioriza as discussões para transformações dos projetos pedagógicos com intuito de romper a educação tradicional e desenvolver críticas construtivas para melhoria da formação profissional em saúde voltada para o Sistema Único de Saúde, respeitando seus princípios e diretrizes, com enfoque na integração ensino-serviço-comunidade. O PET-SAÚDE/GRADUASUS destaca-se com esta temática que se apresenta vinculado aos cursos de saúde e se desenvolve a partir de três eixos temáticos: Adequação dos cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais; Preceptoria e Desenvolvimento de Docência. O objetivo deste relato se apresenta na descrição dos movimentos operativos vivenciados no Eixo Preceptoria e suas discussões acerca da integração ensino serviço. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa em que o instrumento teórico utilizado para sua realização foram às bases de dados PubMed Central, SCOPUS Elserver, WEB OF SCIENCE, mas também na Scientific Electronic Library Online (ScIELO) com finalidade de fortalecimento do raciocínio crítico para construção do trabalho. As discussões evidenciam as fragilidades e potencialidades da integração ensino serviço na visão dos membros do eixo preceptoria, traduzindo os processos descontextualizados e promovendo a partir da continuidade do PET-SAÚDE/GRADUASUS o fortalecimento desta integração e, consequentemente, da Rede de Atenção à Saúde/RAS e da relação entre os atores em que exerce este contexto a partir da participação das instituições formadoras com a iniciativa de mudança. Conclui-se que o processo de mudança da formação em saúde tem como propósito Políticas Indutoras, reorientando os projetos pedagógicos de curso e incentivando a reflexão e a discussão sobre o papel do preceptor e sua importância e dos demais trabalhadores na formação dos estudantes e a responsabilização dos docentes com os serviços de saúde, incluindo os demais atores nesta corresponsabilização para que promova transformações fundamentais na formação profissional em saúde.

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