Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA CLASSIFICAÇÃO DAS ABORDAGENS DE M-LEARNING NO BRASIL

Palavra-chaves: M-LEARNING, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO Comunicação Oral (CO) Ciência da Computação
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A aprendizagem móvel (do inglês, Mobile Learning ou M-Learning) tem sido considerada uma abordagem inovadora por envolver mais Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) móveis (p. ex., smartphones, tablets, notebooks, etc.) que podem favorecer a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem de forma multidisciplinar ao proporcionar mobilidade, facilidade de comunicação, novas formas de aprender e de ensinar em qualquer hora e em qualquer lugar. Apesar desse potencial, as iniciativas do M-Learning no Brasil ainda são pontuais em algumas disciplinas, e também pouco disseminadas em todas as áreas do conhecimento sobretudo devido a desafios, como a inexperiência do professor no uso das TICs e o risco da dispersão do aluno nas aulas. Diante disso, este trabalho busca contribuir na ampliação do uso do M-Learning no Brasil ao propor uma classificação das iniciativas já realizadas a partir da análise crítica em trabalhos recentes (2013-2017) sobre o tema. Essa classificação tem o objetivo de oferecer uma perspectiva ampliada das ações de M-Learning ao agrupar essas iniciativas de acordo com os seguintes critérios: (1) ambiente de aplicação (dentro ou fora da sala de aula), (2) nível escolar (ensino fundamental, médio e superior); e (3) modalidade (presencial ou Educação à Distância - EaD). A classificação proposta também busca oferecer um melhor direcionamento para as ações acadêmicas futuras de outros profissionais envolvidos em outras áreas de conhecimento, visto que tanto professores quanto alunos perceberam, nas iniciativas realizadas, os benefícios e oportunidades do uso do M-Learning em diferentes contextos educacionais.

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