Nos dias atuais, materiais compósitos vêm ganhando cada vez mais importância pois cria materiais multifásicos artificialmente que adquirem uma combinação desejável das melhores propriedades de suas fases constituintes.
Dentre os diversos tipos de materiais compósitos, destacam-se os compósitos poliméricos reforçados por fibra vegetal, que vem sendo investigado pela comunidade científica e industrial na busca de novos materiais que possam subtituir eficientemente os diversos materiais sintéticos já que são biodegradáveis, renováveis e de baixo custo em relação aos reforços atualmente empregados. No entanto, estudos atuais mostram que a maior dificuldade na utilização dessas fibras como reforço em compósitos poliméricos está associada a absorção de umidade que tem influência sobre as propriedades físicas e químicas dos compósitos, daí a importância do estudo detalhado deste comportamento.
Vários modelos de difusão têm sido propostos para considerar o transporte de umidade em compósitos. Dentre os modelos mais utilizados, encontra-se o modelo de Fick pela sua simplicidade. Como modelo mais completo destaca-se o modelo de Langmuir por considerar a existência de moléculas livres e aprisionadas e a interação química para a ocorrência da ligação entre moléculas de água e cadeia polimérica.
A partir da importância do conhecimento da melhor caracterização da difusão nestes materiais, o presente trabalho em andamento tem como objetivo desenvolver a solução analítica das equações governantes utilizando o método de Laplace da absorção de umidade em materiais compósitos poliméricos reforçados com fibra vegetal usando o modelo de Langmuir.