Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, BIOLOGIA CELULAR, ESNINO, BIOLOGIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28591
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho visou relatar uma intervenção realizada por graduandos do curso de Ciências Biológicas/ Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da disciplina de Estágio II, o trabalho foi realizado na escola da rede estadual de ensino Senador Novaes Filho, que se localiza no bairro da Várzea em Recife-PE. O público alvo desse projeto foram alunos do 1º do ensino médio. O trabalho objetivou-se em explorar o ensino lúdico a partir da construção de um modelo celular e da aplicação de um jogo de tabuleiro, com a finalidade de melhorar a compreensão do conteúdo de biologia celular. Levando em consideração que esse conteúdo é não é muito bem compreendido pelos alunos diante a sua complexidade.  O projeto contou com revisões teóricas de biologia celular para que os alunos pudessem resgatar alguns conceitos. Ao final da realização do projeto verificou-se a eficácia da associação do ensino lúdico com o tradicional, a partir da participação dos alunos durante as aulas, que melhorou significativamente com a inclusão do lúdico nas aulas.  A realização da intervenção começou no inicio de Maio até o final de junho de 2016, incluindo a construção e execução do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, BIOLOGIA CELULAR, ESNINO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID273_02052017122524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MENEZES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MENEZES"
    "autor_email" => "brunaolimene1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28591
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho visou relatar uma intervenção realizada por graduandos do curso de Ciências Biológicas/ Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da disciplina de Estágio II, o trabalho foi realizado na escola da rede estadual de ensino Senador Novaes Filho, que se localiza no bairro da Várzea em Recife-PE. O público alvo desse projeto foram alunos do 1º do ensino médio. O trabalho objetivou-se em explorar o ensino lúdico a partir da construção de um modelo celular e da aplicação de um jogo de tabuleiro, com a finalidade de melhorar a compreensão do conteúdo de biologia celular. Levando em consideração que esse conteúdo é não é muito bem compreendido pelos alunos diante a sua complexidade.  O projeto contou com revisões teóricas de biologia celular para que os alunos pudessem resgatar alguns conceitos. Ao final da realização do projeto verificou-se a eficácia da associação do ensino lúdico com o tradicional, a partir da participação dos alunos durante as aulas, que melhorou significativamente com a inclusão do lúdico nas aulas.  A realização da intervenção começou no inicio de Maio até o final de junho de 2016, incluindo a construção e execução do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, BIOLOGIA CELULAR, ESNINO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID273_02052017122524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MENEZES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA MENEZES"
    "autor_email" => "brunaolimene1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho visou relatar uma intervenção realizada por graduandos do curso de Ciências Biológicas/ Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a partir da disciplina de Estágio II, o trabalho foi realizado na escola da rede estadual de ensino Senador Novaes Filho, que se localiza no bairro da Várzea em Recife-PE. O público alvo desse projeto foram alunos do 1º do ensino médio. O trabalho objetivou-se em explorar o ensino lúdico a partir da construção de um modelo celular e da aplicação de um jogo de tabuleiro, com a finalidade de melhorar a compreensão do conteúdo de biologia celular. Levando em consideração que esse conteúdo é não é muito bem compreendido pelos alunos diante a sua complexidade. O projeto contou com revisões teóricas de biologia celular para que os alunos pudessem resgatar alguns conceitos. Ao final da realização do projeto verificou-se a eficácia da associação do ensino lúdico com o tradicional, a partir da participação dos alunos durante as aulas, que melhorou significativamente com a inclusão do lúdico nas aulas. A realização da intervenção começou no inicio de Maio até o final de junho de 2016, incluindo a construção e execução do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.