Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FILO PORIFERA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ANÁLISE DE CONTEÚDOS, FILO PORIFERA, LIVROS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) Ciências Biológicas
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28158
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 552
    "titulo" => "ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FILO PORIFERA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Eesse trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao Filo Porifera nos livros didáticos (LD) de Biologia, focalizando a qualidade das informações apresentadas e como estas são abordadas de acordo com critérios pré-definidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma análise de três LD de Biologia utilizando-se de alguns critérios: 1) conceitos atualizados sobre o filo porifera, 2) conceitos morfologicos, fisiológicos e ecológicos, 3) terminologia cientifica, 4) consulta e leitura de textos complementares, 5) iluatraçoes e sua relevancia na complemntação do texto, 6) atividades propostas com conexão com o cotidiano dos alunos, e 7) exercicios atrelados a vestibulares e/ou ENEM. Os resultados deste trabalho evidenciam que os LD avaliados apresentam alguns problemas no que diz respeito a uma abordagem mais aprofundada sobre a morfologia, fisiologia e ecologia dos Poríferos. Também se verifica a necessidade de uma complementação e atualização dos conhecimentos envolvendo o Filo, visando minimizar a propagação de conhecimentos errôneos que levem aos estudantes a formarem conceitos com informações desatualizadas e/ou intrinsicamente equivocadas sobre o conteúdo. Salientamos ainda a necessidade da utilização de uma linguagem técnico-cientifica adequada ao nível proposto, bem como uma melhor elaboração das questões objetivas e discursivas dos exercícios vinculados a vestibulares e/ou ENEM, preparando-os para as seleções e ingressos em cursos de nível superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDOS, FILO PORIFERA, LIVROS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID552_21032017145836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28158
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 552
    "titulo" => "ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FILO PORIFERA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Eesse trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao Filo Porifera nos livros didáticos (LD) de Biologia, focalizando a qualidade das informações apresentadas e como estas são abordadas de acordo com critérios pré-definidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma análise de três LD de Biologia utilizando-se de alguns critérios: 1) conceitos atualizados sobre o filo porifera, 2) conceitos morfologicos, fisiológicos e ecológicos, 3) terminologia cientifica, 4) consulta e leitura de textos complementares, 5) iluatraçoes e sua relevancia na complemntação do texto, 6) atividades propostas com conexão com o cotidiano dos alunos, e 7) exercicios atrelados a vestibulares e/ou ENEM. Os resultados deste trabalho evidenciam que os LD avaliados apresentam alguns problemas no que diz respeito a uma abordagem mais aprofundada sobre a morfologia, fisiologia e ecologia dos Poríferos. Também se verifica a necessidade de uma complementação e atualização dos conhecimentos envolvendo o Filo, visando minimizar a propagação de conhecimentos errôneos que levem aos estudantes a formarem conceitos com informações desatualizadas e/ou intrinsicamente equivocadas sobre o conteúdo. Salientamos ainda a necessidade da utilização de uma linguagem técnico-cientifica adequada ao nível proposto, bem como uma melhor elaboração das questões objetivas e discursivas dos exercícios vinculados a vestibulares e/ou ENEM, preparando-os para as seleções e ingressos em cursos de nível superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDOS, FILO PORIFERA, LIVROS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID552_21032017145836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Eesse trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao Filo Porifera nos livros didáticos (LD) de Biologia, focalizando a qualidade das informações apresentadas e como estas são abordadas de acordo com critérios pré-definidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma análise de três LD de Biologia utilizando-se de alguns critérios: 1) conceitos atualizados sobre o filo porifera, 2) conceitos morfologicos, fisiológicos e ecológicos, 3) terminologia cientifica, 4) consulta e leitura de textos complementares, 5) iluatraçoes e sua relevancia na complemntação do texto, 6) atividades propostas com conexão com o cotidiano dos alunos, e 7) exercicios atrelados a vestibulares e/ou ENEM. Os resultados deste trabalho evidenciam que os LD avaliados apresentam alguns problemas no que diz respeito a uma abordagem mais aprofundada sobre a morfologia, fisiologia e ecologia dos Poríferos. Também se verifica a necessidade de uma complementação e atualização dos conhecimentos envolvendo o Filo, visando minimizar a propagação de conhecimentos errôneos que levem aos estudantes a formarem conceitos com informações desatualizadas e/ou intrinsicamente equivocadas sobre o conteúdo. Salientamos ainda a necessidade da utilização de uma linguagem técnico-cientifica adequada ao nível proposto, bem como uma melhor elaboração das questões objetivas e discursivas dos exercícios vinculados a vestibulares e/ou ENEM, preparando-os para as seleções e ingressos em cursos de nível superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.