Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PRINCÍPIOS DA ASTRONOMIA MENCIONADOS POR BOLSISTAS DO PIBID: NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, EDUCAÇÃO, INFANTIL Pôster (PO) Astronomia
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O sistema solar é repleto de incógnitas, singularidades e encantos. O mesmo é apenas um dos que se encontra em nossa Via-Láctea e existem incontáveis galáxias, trazendo um conceito de grandiosidade e relevância.. A contínua inquietude e o desejo de conhecer mais estimula o ser humano a indagar e buscar o distinto. A concepção infantil tem a “natureza cientista” que rastreia incessantemente soluções para seus impasses e curiosidades. A experiência relatada nesse trabalho refere-se a uma pratica vivenciada numa escola particular de Petrolina-PE, com as séries iniciais do ensino fundamental, junto com bolsistas do PIBID – graduandos em Licenciatura em Física pelo IF Sertão Pernambucano, Petrolina – PE, neste trabalho, optamos por estudar o sistema Lua, Sol e Terra para polemizar o episódio dos fenômenos terrestres dia e noite a partir de interações sociais assimétricas entre alunos e professores (VIGOTSKI,2001).Com o intuito de observarmos o entendimento, o presente projeto, em primeira instância, intenciona descobrir o conhecimento prévio dos alunos a cerca do tema, em seguida apresentar-lhes algumas informações e instigando-os ao pensamento investigador, reflexivo e conclusivo sobre os estudos encaminhados, foi proposto que os estudantes elaborassem desenhos referentes à encenação. Acreditamos que a partir dessa dinâmica, que os alunos identificaram as letras do nome dos planetas, diferenciaram algumas características deles permitindo reconhecer semelhanças e diferenças, aprenderam a quantidade de astros do nosso Sistema Solar, logo desenvolveram habilidades de observar, comparar e classificar, tudo baseado com situações do cotidiano, que nos serviram como parâmetros para futuras aplicações e adequações da atividade.O programa PIBID tem servido de incentivo aos alunos que pretendem atuar como docentes, tem sido uma oportunidade expressiva para discentes das diversas licenciaturas, possibilitando assim menor dicotomia entre a teoria e a prática. Acreditamos que com essa atividade, despertamos o interesse deles para a área das ciências.

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