Com o aumento massivo de objetos tecnológicos e consequentemente o acumulo de lixo, é importante incorporar atividades no ambiente escolar que contextualize as disciplinas estudadas com a educação ambiental. Por isso o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, Subprojeto de Geografia do CFP/UFCG propôs uma ação que atrelasse Geografia e Educação Ambiental. Com a interdisciplinaridade foi possível construir recursos didáticos/pedagógicos para o ensino de Geografia. O objetivo geral é promover uma discussão sobre a construção de recursos didáticos no ensino de Geografia abordando as perspectivas da Educação Ambiental, os objetivos específicos são: identificar as práticas dos discentes frente a gestão dos resíduos sólidos e buscar alternativas didáticas pedagógicas a partir de materiais recicláveis, enfatizando a política dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Para isso foi preciso uma discussão teórica sobre os problemas ocasionados pelo mal gerenciamento dos resíduos sólidos numa escala global, regional e local, posteriormente exploramos diversas formas de minimizar os impactos ao meio ambiente e ao próprio ser humano. Como atividade prática surgiu a ideia de confeccionar maquetes abordando temas da Geografia, uma vez que proporciona a representação tridimensional dos elementos projetados, desenvolvendo nos alunos/as a capacidade de reflexão, observação e interpretação, habilidades essenciais na construção da cidadania.