A pesquisa aqui apresentada tem como finalidade observar como o uso de Materiais Didáticos de Manipulação (MDM) pode contribuir com o desenvolvimento de conceitos matemáticos num Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) inserido em um Museu. Fundamentamos o presente trabalho nos escritos de BRITO (2016), LORENZATO (2006) e SILVA (2012), onde os mesmos discorrem sobre a importância do uso de MDM no LEM. Também usamos como fundamento as pesquisas que discorrem sobre o uso de museus de ciência como uma alternativa para propiciar a aprendizagem, onde baseamos nossas discussões em ALMEIDA (1997) e PEREIRA (2007). O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido em forma de pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada através da participação do autor no Programa de Apoio à Formação e ao Ensino no Município de Campina Grande-PB (PROAFE), no qual o mesmo atuava como monitor de um LEM inserido em um Museu recebendo alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade de Campina Grande-PB. Ao decorrer da pesquisa perceberam-se algumas limitações tais como a sugestão que o professor não deve usá-lo sem um planejamento prévio. Como monitor do LEM do Museu, chegamos à conclusão de que é possível ministrarmos aulas nesse ambiente, contudo, o mesmo se diferencia de um LEM convencional devido a alguns aspectos dos quais está inserido em uma dinâmica de museu. Outro resultado observado foi à maneira com a qual os alunos interagiam, os quais notamos em suas falas que o uso de MDM desenvolveu as ideias matemáticas no decorrer das atividades.