Além de entretenimento, o cinema caracteriza-se como uma fonte de informação e conhecimento, podendo os filmes funcionarem como um meio de acesso para conhecimentos e informações variadas. Nosso objetivo nesse trabalho foi construir um guia do educador com uma série de atividades norteadoras para a utilização da animação “Tá chovendo hamburguer 2” (2013) em sala de aula. As possíveis conexões estabelecidas nessa área de ensino permitem ao professor discutir com os alunos aspectos referentes a sociologia interna da ciência, história da ciência e discurso científico. Para a sequência da animação os temas abordados foram Linguagem da ciência, Reconhecimento na ciência, Dependência de alimentos, “Fracasso” científico e História da ciência. As atividades propostas são interdisciplinares, contendo a indicação dos possíveis links a serem estabelecidos com outras disciplinas. Esperamos que os professores de Ciências e Biologia possam ter acesso a essa atividade e, de acordo com os seus anseios, trabalhem os diferentes conteúdos, inclusive complementando o material com outras discussões que julgarem pertinentes.