Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UM OLHAR SOBRE A PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE TEATRO E ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Palavra-chaves: TEATRO CIENTÍFICO, CONHECIMENTO, SABER Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28871
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 866
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE TEATRO E ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica que apresenta o teatro científico como objeto de estudo. Fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e em autores que discutem a necessidade da reflexão acerca do direcionamento atribuído ao Ensino de Ciências para a viabilização de convivência dos discentes com os saberes apresentados por essa área (KRASILCHICK e MARANDINO, 2007; BIZZO, 2009; CACHAPUZ et.al, 2011), busca-se no teatro científico a possibilidade de trazer para o Ensino de Ciências esse aspecto. Logo, o objetivo é apresentar as produções em Nível de Pós-graduação strictu sensu sobre teatro científico, identificando as linhas teóricas e percursos metodológicos adotados para a investigação dessa expressão artística e a relação com o ensino de Ciências. Para tanto, foi feito um recorte temporal de 2005 a 2016 e a pesquisa foi realizada no Banco de Teses e dissertações CAPES, utilizando-se de descritores e classificando conforme os espaços onde essas pesquisas ocorreram e os direcionamentos tomados. Foram encontrados 18 trabalhos, onde foi identificada uma diversidade de linhas teóricas adotadas e coleta de dados, por outro lado uma maior conformidade em relação as análises. Foi possível também perceber que há pouca produção tratando especificamente do Teatro científico no âmbito da sala de aula, como percurso de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TEATRO CIENTÍFICO, CONHECIMENTO, SABER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID866_21042017215109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEILSON DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALEILSON RODRIG"
    "autor_email" => "aleilsonedubio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28871
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 866
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE TEATRO E ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica que apresenta o teatro científico como objeto de estudo. Fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e em autores que discutem a necessidade da reflexão acerca do direcionamento atribuído ao Ensino de Ciências para a viabilização de convivência dos discentes com os saberes apresentados por essa área (KRASILCHICK e MARANDINO, 2007; BIZZO, 2009; CACHAPUZ et.al, 2011), busca-se no teatro científico a possibilidade de trazer para o Ensino de Ciências esse aspecto. Logo, o objetivo é apresentar as produções em Nível de Pós-graduação strictu sensu sobre teatro científico, identificando as linhas teóricas e percursos metodológicos adotados para a investigação dessa expressão artística e a relação com o ensino de Ciências. Para tanto, foi feito um recorte temporal de 2005 a 2016 e a pesquisa foi realizada no Banco de Teses e dissertações CAPES, utilizando-se de descritores e classificando conforme os espaços onde essas pesquisas ocorreram e os direcionamentos tomados. Foram encontrados 18 trabalhos, onde foi identificada uma diversidade de linhas teóricas adotadas e coleta de dados, por outro lado uma maior conformidade em relação as análises. Foi possível também perceber que há pouca produção tratando especificamente do Teatro científico no âmbito da sala de aula, como percurso de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TEATRO CIENTÍFICO, CONHECIMENTO, SABER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID866_21042017215109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEILSON DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALEILSON RODRIG"
    "autor_email" => "aleilsonedubio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica que apresenta o teatro científico como objeto de estudo. Fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e em autores que discutem a necessidade da reflexão acerca do direcionamento atribuído ao Ensino de Ciências para a viabilização de convivência dos discentes com os saberes apresentados por essa área (KRASILCHICK e MARANDINO, 2007; BIZZO, 2009; CACHAPUZ et.al, 2011), busca-se no teatro científico a possibilidade de trazer para o Ensino de Ciências esse aspecto. Logo, o objetivo é apresentar as produções em Nível de Pós-graduação strictu sensu sobre teatro científico, identificando as linhas teóricas e percursos metodológicos adotados para a investigação dessa expressão artística e a relação com o ensino de Ciências. Para tanto, foi feito um recorte temporal de 2005 a 2016 e a pesquisa foi realizada no Banco de Teses e dissertações CAPES, utilizando-se de descritores e classificando conforme os espaços onde essas pesquisas ocorreram e os direcionamentos tomados. Foram encontrados 18 trabalhos, onde foi identificada uma diversidade de linhas teóricas adotadas e coleta de dados, por outro lado uma maior conformidade em relação as análises. Foi possível também perceber que há pouca produção tratando especificamente do Teatro científico no âmbito da sala de aula, como percurso de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.