Este trabalho tem como objetivo de informar o uso de agrotóxicos e noções de perigo, contaminação ambiental por agrotóxicos e agrotóxicos mais utilizados no Rio grande do norte. Como adotar medidas para diminuir o uso de agrotóxico, aliadas à falta de assistência técnica especializada, gera além de efeitos nocivos à saúde, uma tendência ao descuido em relação à contaminação ambiental. O desenvolvimento da agricultura sustentável deve ser estimulado, pois contribuirá para a conservação do ambiente e a minimização dos efeitos negativos desses compostos na saúde humana e ambiental.
Buscou-se nesta pesquisa mostrar como o Rio grande do Norte e seus municípios estão sendo envolvidos com as práticas inadequadas quanto ao uso excessivo de agrotóxicos, uma vez que estes podem trazer sérios danos ao homem e ao meio ambiente, tais como riscos de contaminações de pessoas e animais, dos alimentos produzidos, dos mananciais e do meio ambiente como um todo.
Com isso através de estudos físico- químico, tivemos como aplicar e mostrar através no laboratório os resultados sobre as substancias encontradas nos produtos tóxicos no Rio Grande do Norte.