Resumo
O ensino das ciências naturais requer dos professores o uso de metodologias que aproximem os conteúdos vistos em sala de aula com a realidade dos alunos. O uso de atividades experimentais é uma forma que o professor pode recorrer para contextualizar os conteúdos das ciências naturais com os fenômenos que circundam a realidade dos alunos. O presente trabalho teve por objetivo fazer um levantamento sobre o uso das atividades experimentais nas escolas de ensino fundamental e médio do município de Araruna/PB. Foram entrevistados um total de 11 professores das três escolas participantes nesta pesquisa. A respeito da concepção dos professores quanto a importância das atividades experimentais nas aulas de ciências, todos os professores têm a experimentação como sendo uma atividade importante. No entanto, mesmo os 100% dos professores considerando a experimentação como importante, verificamos que 27,27% não fazem uso de tais atividades, 54,55% a consideram como sendo importantes para tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas e 18,18% a consideram como importantes e trabalham de forma que o aluno participe ativamente da realização dos experimentos e das discussões a respeito dos resultados obtidos. Diante do presente trabalho, podemos concluir o quanto as atividades experimentais são tidas como importantes pelos professores de ciências, no entanto, ainda há barreiras a serem vencidas para que tais atividades sejam inseridas nas aulas de ciências e assim se tornem meio proporcionador da melhoria do ensino e aprendizagem das ciências naturais.