ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CENÁRIO BRASILEIRO
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28193 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 704 "inscrito_id" => 214 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CENÁRIO BRASILEIRO" "resumo" => "A argumentação no ensino de Ciências é campo em ascensão, os estudos sobre a importância de sua aplicação na produção de conhecimento têm gerado produções em várias revistas científicas brasileiras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a publicação brasileira de artigos no período entre 2007 a 2016 disponíveis no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, enfatizando: (a) a produção e distribuição no tempo, (b) a produção e sua distribuição de acordo com as instituições acadêmicas e (c) a produção e sua distribuição de acordo com o foco temático. Os critérios de busca foram: (a) área de conhecimento “ciências humanas”, (b) subárea “ensino de ciências e matemática”, (c) periódicos das áreas de ciências, química, física, matemática e de nacionalidade brasileira, (d) palavra “argumentação” e termos similares. Neste cenário, obteve-se 21 (vinte e um) periódicos dos quais foram selecionados 37 (trinta e sete) artigos, o ano de 2011 apresenta aumento na média de publicações sendo seguida pelos demais anos. Destaca-se a região Sudeste com 59% das publicações, onde a Universidade de São Paulo (USP) contribuiu com mais artigos, bem como possui os autores com maior quantidade de publicações Sasseron e Carvalho com 5(cinco) publicações. O foco temático obteve a seguinte distribuição: (a) metodologia de ensino: 35% dos artigos; (b) instrumentos de análise: o maior índice entre as categorias com 43% dos artigos e, (c) referencial temático: menor taxa 22% dos artigos analisados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERIÓDICOS NACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID214_03052017224548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO SIQUEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARCELO S. A." "autor_email" => "marcelllosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28193 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 704 "inscrito_id" => 214 "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CENÁRIO BRASILEIRO" "resumo" => "A argumentação no ensino de Ciências é campo em ascensão, os estudos sobre a importância de sua aplicação na produção de conhecimento têm gerado produções em várias revistas científicas brasileiras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a publicação brasileira de artigos no período entre 2007 a 2016 disponíveis no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, enfatizando: (a) a produção e distribuição no tempo, (b) a produção e sua distribuição de acordo com as instituições acadêmicas e (c) a produção e sua distribuição de acordo com o foco temático. Os critérios de busca foram: (a) área de conhecimento “ciências humanas”, (b) subárea “ensino de ciências e matemática”, (c) periódicos das áreas de ciências, química, física, matemática e de nacionalidade brasileira, (d) palavra “argumentação” e termos similares. Neste cenário, obteve-se 21 (vinte e um) periódicos dos quais foram selecionados 37 (trinta e sete) artigos, o ano de 2011 apresenta aumento na média de publicações sendo seguida pelos demais anos. Destaca-se a região Sudeste com 59% das publicações, onde a Universidade de São Paulo (USP) contribuiu com mais artigos, bem como possui os autores com maior quantidade de publicações Sasseron e Carvalho com 5(cinco) publicações. O foco temático obteve a seguinte distribuição: (a) metodologia de ensino: 35% dos artigos; (b) instrumentos de análise: o maior índice entre as categorias com 43% dos artigos e, (c) referencial temático: menor taxa 22% dos artigos analisados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERIÓDICOS NACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID214_03052017224548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO SIQUEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARCELO S. A." "autor_email" => "marcelllosa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }