ARAÚJO, Marcelo Siqueira De. Argumentação no ensino de ciências: cenário brasileiro. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28193>. Acesso em: 22/11/2024 19:55
A argumentação no ensino de Ciências é campo em ascensão, os estudos sobre a importância de sua aplicação na produção de conhecimento têm gerado produções em várias revistas científicas brasileiras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a publicação brasileira de artigos no período entre 2007 a 2016 disponíveis no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, enfatizando: (a) a produção e distribuição no tempo, (b) a produção e sua distribuição de acordo com as instituições acadêmicas e (c) a produção e sua distribuição de acordo com o foco temático. Os critérios de busca foram: (a) área de conhecimento “ciências humanas”, (b) subárea “ensino de ciências e matemática”, (c) periódicos das áreas de ciências, química, física, matemática e de nacionalidade brasileira, (d) palavra “argumentação” e termos similares. Neste cenário, obteve-se 21 (vinte e um) periódicos dos quais foram selecionados 37 (trinta e sete) artigos, o ano de 2011 apresenta aumento na média de publicações sendo seguida pelos demais anos. Destaca-se a região Sudeste com 59% das publicações, onde a Universidade de São Paulo (USP) contribuiu com mais artigos, bem como possui os autores com maior quantidade de publicações Sasseron e Carvalho com 5(cinco) publicações. O foco temático obteve a seguinte distribuição: (a) metodologia de ensino: 35% dos artigos; (b) instrumentos de análise: o maior índice entre as categorias com 43% dos artigos e, (c) referencial temático: menor taxa 22% dos artigos analisados.