No que concerne à Educação Matemática e sua relação com a Educação Inclusiva, tem-se fomentado discussões sobre a importância de metodologias e recursos educacionais inovadores que permitam os alunos com deficiência construírem o conhecimento matemático de forma ativa e contínua. Apesar de pouco conhecida pelos professores da Educação Básica e que trabalham com alunos com deficiência, a Tecnologia Assistiva (TA) pode contribuir significativamente na efetivação da inclusão destes alunos. Diante disso, decidiu-se realizar um mapeamento das comunicações científicas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), onde nos propomos a investigar a existência de trabalhos envolvendo recursos e/ou metodologias para a promoção da aprendizagem matemática de estudantes surdos por meio de TA’s. Ao todo foram consultadas 12 edições do ENEM realizadas entre 1987 e 2016, onde foram encontradas sessenta e três produções envolvendo a temática Educação Matemática Inclusiva voltada para os alunos surdos e apenas um envolvendo TA. A análise dos textos ocorreu por um viés quanti-qualitativo. Os textos analisados trazem no geral propostas de ensino e/ou de aprendizagem de conteúdos matemáticos para surdos através de recursos diversos. Uma boa parte das produções segue a linha do ensino adaptado, contudo nenhuma adaptação correspondeu a uma TA. A partir da análise dos textos, pode-se inferir que as TA’s ainda são pouco trabalhadas no contexto da Educação Matemática Inclusiva. Assim, requer-se o desenvolvimento de pesquisas que revelem as implicações do uso dessas tecnologias na promoção de uma Educação Matemática mais inclusiva para os alunos surdos.