A Educação alimentar é uma área que se pode ser trabalhada em qualquer disciplina, ou seja, área interdisciplinar onde pode ser abordada e orientada em diversas áreas do saber na construção do conhecimento. O Ensino de Química apresenta dificuldades para os discentes, pois a disciplina é composta por cálculos, fórmulas e termos que na maioria das vezes são de difícil compreensão. Contudo, a contextualização no ensino vem como uma ferramenta chave passando a ser uma alternativa viável para facilitar a aprendizagem dos alunos quando se refere a estes conteúdos programáticos. Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência de como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pode ser uma ferramenta de contextualização do ensino e de promoção de alimentação saudável nas escolas e dos benefícios sobre a temática química dos alimentos. Em relação aos processos metodológicos a intervenção foi realizada na forma de experimento e palestra com nutricionista. Para a obtenção dos resultados foi aplicado um mapa conceitual em dois momentos: antes da intervenção e depois. Após a análise do primeiro mapa conceitual pôde-se observar que os alunos apresentaram um nível considerável de domínio sobre o conteúdo a partir do mapa conceitual, porém apresentaram, também, concepções incorretas. Enquanto no segundo mapa conceitual, foi notável a melhoria na contextualização do conteúdo com o cotidiano. A ferramenta de contextualização é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, onde o mesmo pode conservar com outras áreas do conhecimento promovendo educação, saúde e formação sócio-político.