Sabendo-se da complexidade do tema de Física de Partículas e de sua importância para o ensino, pretende-se apresentar uma proposta de ensino que insira a Física de Partículas em culminância com a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O intuito é inserir a Física de Partículas no ensino médio e para isso, desenvolve-se uma Sequência Didática que abarque um dos temas tratados na Física de Partículas, os aceleradores de partículas, juntamente com dois conteúdos presentes no ensino médio: diferença de potencial e capacitores. Para isso, monta-se uma linha do tempo que permite apontar os pensamentos de alguns filósofos a respeito da matéria e usa-se também uma animação/simulação desenvolvida pelo CERN para compor os encontros propostos, além da elaboração de um mapa conceitual que sintetize todos os conceitos. A presença da área, Física de partículas, no ensino é relevante, principalmente porque estamos numa sociedade onde os meios tecnológicos se desenvolvem a todo vapor. A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) permite com que o jovem se aproxime mais da Ciência Moderna, compreendendo o funcionamento dos aparelhos modernos, o entendimento de como a ciência evolui e principalmente contribuindo para que esse jovem compreenda as discussões sobre acontecimentos atuais, divulgados pela mídia (SIQUEIRA, 2006).