Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE NOS DIZEM AS PUBLICAÇÕES?

Palavra-chaves: EPISTEMOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28199
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 1430
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE NOS DIZEM AS PUBLICAÇÕES?"
    "resumo" => "O presente trabalho mostra uma revisão de literatura sobre as discussões/contribuições da Epistemologia no Ensino de Ciências no período compreendido entre 2005 a 2015, em quatro periódicos nacionais. Inicialmente foram analisados os resumos e a conclusão dos artigos selecionados, e quando preciso, outras partes do texto. Utilizamos a análise textual discursiva (ATD) como técnica de análise dos dados e a partir disso foram encontradas quatro categorias emergentes: Perfil Epistemológico, Formação de Professores de Ciências, História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência. O resultado mostrou que 39 artigos, dos 1988 disponibilizados nos periódicos consultados nesse período, possuem como objeto de estudo as discussões epistemológicas no Ensino de Ciências, que contemplam os mais variados níveis de ensino e metodologias. Ressaltamos ainda a relevância de tal temática, uma vez que a mesma fornece subsídios teóricos e metodológicos para a compreensão do conhecimento científico no Ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EPISTEMOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1430_29042017165659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA SUED BRANDÃO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAURA SUED"
    "autor_email" => "laurasantos08@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28199
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 310
    "inscrito_id" => 1430
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE NOS DIZEM AS PUBLICAÇÕES?"
    "resumo" => "O presente trabalho mostra uma revisão de literatura sobre as discussões/contribuições da Epistemologia no Ensino de Ciências no período compreendido entre 2005 a 2015, em quatro periódicos nacionais. Inicialmente foram analisados os resumos e a conclusão dos artigos selecionados, e quando preciso, outras partes do texto. Utilizamos a análise textual discursiva (ATD) como técnica de análise dos dados e a partir disso foram encontradas quatro categorias emergentes: Perfil Epistemológico, Formação de Professores de Ciências, História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência. O resultado mostrou que 39 artigos, dos 1988 disponibilizados nos periódicos consultados nesse período, possuem como objeto de estudo as discussões epistemológicas no Ensino de Ciências, que contemplam os mais variados níveis de ensino e metodologias. Ressaltamos ainda a relevância de tal temática, uma vez que a mesma fornece subsídios teóricos e metodológicos para a compreensão do conhecimento científico no Ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EPISTEMOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1430_29042017165659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA SUED BRANDÃO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LAURA SUED"
    "autor_email" => "laurasantos08@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O presente trabalho mostra uma revisão de literatura sobre as discussões/contribuições da Epistemologia no Ensino de Ciências no período compreendido entre 2005 a 2015, em quatro periódicos nacionais. Inicialmente foram analisados os resumos e a conclusão dos artigos selecionados, e quando preciso, outras partes do texto. Utilizamos a análise textual discursiva (ATD) como técnica de análise dos dados e a partir disso foram encontradas quatro categorias emergentes: Perfil Epistemológico, Formação de Professores de Ciências, História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência. O resultado mostrou que 39 artigos, dos 1988 disponibilizados nos periódicos consultados nesse período, possuem como objeto de estudo as discussões epistemológicas no Ensino de Ciências, que contemplam os mais variados níveis de ensino e metodologias. Ressaltamos ainda a relevância de tal temática, uma vez que a mesma fornece subsídios teóricos e metodológicos para a compreensão do conhecimento científico no Ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.