Com a perspectiva de que o Livro- texto exerce uma influência no meio escolar, em especial, no ensino de ciências. A presente pesquisa tem a intenção de propor uma análise sob um enfoque conceitual e histórico- filosófico, da abordagem do “experimento crucial” e a teoria da luz e cores de Newton em livros- texto de Física presentes na relação do PNLD/2015 para o Ensino Médio. Para tanto, analisamos cinco livros de coleções diferentes, observando o espaço destinado à teoria, à forma de abordagem, alguns dos elementos histórico-filosófico explícitos e implícitos, que permite reunir uma sequência de informações cabíveis para discutir os contributos para uma inadequada compreensão da Ciência e do trabalho científico. Em que alguns elementos presentes nos livros- texto podem apresentar certas distorções da História da Ciência que dificulta na compreensão da natureza da ciência. É visto que o experimento da decomposição da luz por um prisma é usado sem qualquer evidência histórica que contribuisse para uma construção adequada da Ciência. Sem elencar que na maioria das vezes é desconsiderado a posição do prisma, um dos pontos de relevância para a conclusão de que a luz branca é formada por diferentes refrangibilidades.