O processo corrosivo consiste na deterioração dos materiais através de reações químicas ou eletroquímicas. O artigo trabalhado aborda um estudo feito nas grades de proteção do mirante do Sítio Carvão, localizado entre as cidades de São Miguel-RN e Pereiro-CE.
As patologias encontradas foram analisadas e em seguida feito um estudo mostrando os principais fatores que influenciam no surgimento das mesmas através do triângulo de corrosão. Através das análises feitas, foram encontrados vários tipos de corrosões, porém verificou-se que uma das patologias mais difundidas nas estruturas é a corrosão uniforme. Todos esses fatores afetam de forma exorbitante para com a segurança das pessoas que visitam esse ponto turístico.
Com base em todas as análises feitas e os problemas encontrados, foram supostas medidas para solucionar o problema. Desta forma, concluiu-se que as grades protetoras já estão em um estado de corrosão avançado, onde a estrutura já foi bastante comprometida, neste caso, o ideal seria substituir as barras por barras galvanizadas, ou inox. Considerando o custo que é reformar e substituir as grades, pode-se considerar uma repintura de qualidade e solda de novas barras de ferro.