A necessidade de locomoção rápida e eficiente, remonta a história de crescimento da aplicação do transporte rodoviário, paralelamente a ampliação desse sistema. Estradas de diferentes dimensões, incorporam a paisagem citadina, propiciando, via de regra, o desenvolvimento econômico e urbano das cidades. Por outro lado, a implementação desses empreendimentos, transparecem uma gama de problemas ambientais, advindos nas diferentes fases de projeto, execução e operação de uma rodovia. Desmatamento da fauna e flora local, insegurança dos animais que circulam pelas vias e aumento da poluição, compreendem apenas alguns dos problemas que podem ser vistos quando as rodovias começam o seu funcionamento. A mensuração e compreensão desses impactos, por sua vez, é um pré-requisito fundamental a implementação dessas obras, como forma de atendimento as necessidades urbanísticas de maneira sustentável. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo investigar os impactos de ordem ambientais advindos na fase de operação de uma estrada através de um estudo de caso realizado na cidade de Pau dos Ferros, no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Para tanto, adotou-se como metodologia uma revisão bibliográfica além de jornadas de campo, com vistas a obtenção de informações sobre a área de estudo, bem como o registro fotográfico na obtenção dos resultados. Com efeito, foi obtido um breve panorama da situação ambiental propiciada pela implementação da BR 405 no trecho analisado em sua fase de operação, como forma de mitigação na busca por uma amenização desse quadro, estendendo o debate acerca dessa problemática à outras rodovias.